CONHEÇA 9 ANIMAIS QUE SÓ EXISTEM NO BRASIL

Por: Portal Mega Curioso
12/03/2023 - 07:53:25

Por: Douglas Vieira

O Brasil é um país com climas e ambientes bem distintos entre si, o que favorece (e muito!) a vida de várias espécies de animais. Nesse sentido, é sempre importante lembrar que alguns desses bichos são exclusivos e encontrados em nosso país.

Caso esteja curioso para conhecer alguns destes animais que só podem ser vistos no Brasil, confira a seguir uma lista especial preparada pela equipe do Mega Curioso.

1. Macaco cuxiú-preto

Esse tipo de macaco, infelizmente ameaçado de extinção, pode ser visto na floresta Amazônica e em áreas de proteção ambiental, como a Reserva de Tapindaré, na região de Igarapé Gelado e na Floresta Nacional de Tapirapé.

Um dado curioso é que seu nome científico não é dos mais amigáveis para alguém muito religioso: Chiropotes satanas. Entretanto, ele está bem longe de ser uma criatura demoníaca.

2. Arara-azul

As araras-azuis fizeram bastante sucesso e ganharam destaque mundial com a animação Rio. Elas são seres originárias do pantanal que, como o próprio nome dá a entender, tem entre as suas principais características a predominância das penas azuis.

Amates de castanhas, frutas, verduras e legumes, elas possuem a habilidade de imitar sons humanos e de outros animais, além de adotarem a monogamia dentro do bando (ou seja, uma vez que duas aves se unem, permanecem assim até o fim da vida).

3. Tatu-bola

O tatu-bola ganhou mais notoriedade mundial ao ser escolhido como mascote da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

Habitante da caatinga nordestina, ele está ameaçado de extinção e recebeu esse nome por conta da habilidade de se enrolar no formato de uma bola para se defender dos predadores.

4. Seriema

Essa ave pode ser encontrada em regiões de cerrado, tendo como principal características o fato de comer pequenas cobras. É tida por muitos como guardiãs de fazendas, pois conseguem emitir sons de alerta ao fazer contato visual com qualquer intruso.

5. Mico-leão-dourado

Outra espécie de macaco que só pode ser encontrada no Brasil, mais especificamente em São Paulo, Paraná e Bahia. 

Apesar de quase ter sido extinto, atualmente sua espécie conta com mais de 2.500 indivíduos na APA da bacia do rio São João.

6. Ouriço-preto

O ouriço-preto pode ser visto nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, sendo um dos mais importantes mamíferos endêmicos da Mata Atlântica. É considerado um roedor da família dos porcos-espinhos, e até o ano 2000 havia apenas dez representantes da espécie na natureza.

7. Guaruba

Símbolo do Parque Nacional da Amazônia, essa ave tem como principal característica o forte tom amarelado e verde de suas penas, as cores predominantes da bandeira no Brasil.

No passado, chegou a valer o preço de dois escravos, mostrando que o apreço por essa espécie não é algo recente.

8. Caranguejo-amarelo

Encontrado em regiões como Fernando de Noronha e Trindade e Martim Vaz, é habitante de tocas escondidas na vegetação.

Uma de suas principais características, como o próprio nome dá a entender, é a coloração amarela, tornando-o uma espécie bem diferente de seus outros parentes próximos.

9. Soldadinho-do-araripe

Ave encontrada no Ceará, tem como principal característica a presença de um estiloso topetinho vermelho, visto apenas nos machos.

Curiosamente, é um tipo de ave que demarca o território com seu canto, e persegue com bicadas e outras agressões àqueles que invadem a região em que habitam.

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp