A vespa possui o "apelido carinhoso" pela picada, também conhecida por ser uma das mais dolorosas do mundo
Redação ND, Florianópolis
Uma vespa-caçadora, também chamada de cavalo-do-cão, decidiu “partir para cima” de uma aranha-caranguejeira em uma batalha onde somente uma sairia viva. O registro emocionante foi publicado pelo perfil @nativoextremo, no TikTok, e já atingiu mais de 2,5 milhões de visualizações, até a manhã desta quinta-feira (9).
Acontece que essa espécie de inseto possui uma picada violenta, também conhecida por ser uma das mais dolorosas do mundo e, com apenas uma ferroada, poderia paralisar a aranha.
A vespa tenta ao máximo picar a caranguejeira que, de todas as formas, procura se esquivar. Em determinado momento, a aranha cai, mas o marimbondo não é rápido o suficiente e perde a chance.
O vídeo corta para o resultado da luta: a caranguejeira aparece deitada, imóvel, enquanto a cavalo-do-cão tenta arrastá-la. A gravação termina com o homem emocionado com a astúcia da vespa. “Que besouro sinistro”, diz ele.
Caçadora de aranhas
Acontece que a cavalo-do-cão, do gênero Pepsis, possui uma prática um tanto curiosa: as fêmeas da espécie costumam ser conhecidas por serem hábeis caçadoras de grandes aracnídeos, como caranguejeiras, armadeiras e tarântulas.
Apesar de as aranhas serem maiores, podendo ter de duas a três vezes o tamanho das vespas, elas “não têm a menor chance”, diz o especialista do Museu de História Natural de Londres, Dr. Gavin Broad, podendo paralisar, praticamente, qualquer tipo de aranha.
O interessante da espécie é que o ferrão usado durante a caça não é para a alimentação das vespas adultas e sim das larvas. Assim que as cavalo-do-cão paralisam as presas, elas depositam os ovos em cima do aracnídeo e, conforme a larva começa a se desenvolver, a mesma se alimenta da aranha que morre aos poucos.
A picada da cavalo-do-cão
Não é à toa que essa vespa é conhecida popularmente por este nome pouco amigável: cavalo-do-cão. A picada da bichinha é tão violenta que pode fazer um ser humano literalmente urrar de dor.
Quem garante essa potência toda é o especialista em insetos Justin Schmidt do SBSC (Southwest Biological Institute), no estado americano do Arizona. Ele criou uma escala de dor para picadas de insetos que vai de 1 a 4 – sendo 1 menos dolorosa e 4 mais dolorosa.
A Pepsis, como já imaginado, atinge o nível 4 na escala. Na classe dos insetos, a única dor comparável a essa é a provocada pela picada da formiga-cabo-verde, também conhecida como tocandira.
A boa notícia, quando se trata de uma ferroada de cavalo-do-cão, é que a dor não dura mais do que cinco minutos. Além disso, a quantidade de veneno que ela consegue inocular é bastante pequena. Portanto, o único inconveniente para um ser humano em ser picado por uma cavalo-do-cão é a dor.