Roteiro Chapada Diamantina: o que fazer em 10 dias de viagem

Por: Mala de Aventuras
05/01/2023 - 12:51:36

Agora vamos ao que interessa? Abaixo compartilharei meu roteiro de 10 dias na Chapada Diamantina em detalhes, de modo que você possa se inspirar para a sua viagem!

Dia 1: Rio de Contas

A Chapada Diamantina é um destino bastante conhecido por turistas do mundo todo, mas existem algumas cidades próximas que são verdadeiras joias esperando para serem descobertas.

E assim é a pacata e charmosa Rio de Contas. Essa pequena cidade localizada numa região chamada de Chapada Sul tem uma história muito preservada nos casarões coloniais do Centro Histórico, além das trilhas e cachoeiras lindas em meio à natureza quase intocada.

 

Dessa vez fomos conhecer a parte de natureza de Rio de Contas e nossa intenção era subir um dos três picos mais altos do Nordeste. Fomos equipadas com mochilão, barraca e saco de dormir para dormir no topo do Pico do Itobira.

Lá descobrimos que é possível fazer uma travessia entre o trio: Pico do Barbado, Pico do Itobira e Pico das Almas. Precisaríamos de uns 3 a 4 dias para essa aventura, então tivemos que deixar para uma próxima!

Dia 2: Rio de Contas – Pico do Itobira

Acordamos no meio das nuvens no topo do Pico do Itobira. Nosso plano de ver o nascer do sol foi frustrado por uma manhã branca. Algumas horas depois, o tempo abriu e conseguimos ver bem longe! O visual é bem árido e curioso!

Vale saber: o Pico do Itobira é uma caminhada moderada e pode ser feita em menos de 2 horas se você optar por fazer apenas um bate e volta. Nós levamos pouco mais de 3h, pois estávamos carregadas com os equipamentos de camping.

No retorno, paramos em uma deliciosa cachoeira para dar um mergulho e ainda experimentamos uma cocada caseira divina. O Orlando, nosso guia, havia levado alguns quitutes feitos por sua família e nós simplesmente adoramos!

Para mais dicas da região, recomendo conferir o artigo completo sobre Rio de Contas.

Dia 3: Cachoeira do Buracão

Estabelecemos Mucugê como nossa base seguinte e escolhemos a Pousada Monte Azul como hospedagem pelos próximos 3 dias. Apesar de simples, a cidade tem uma boa infraestrutura turística e uma localização estratégica para conhecer diversos atrativos da região central da Chapada.

E no nosso terceiro dia fomos conhecer um dos musts da Chapada Diamantina: a Cachoeira do Buracão. Já aviso logo: você vai ficar impressionado com a perfeição da natureza ao adentrar o cânion que leva até a poderosa queda d’água de 85m de altura.

Separe um dia inteiro para esse passeio, que é todo muito bacana! Há diversos poços para mergulho, alguns mirantes bem legais e até alguns pés de mangaba pelo caminho. Tem coisa mais gostosa do que experimentar fruta direto do pé?

Vale saber: a Cachoeira do Buracão fica no Parque Natural Municipal do Espalhado, no município de Ibicoara, e é obrigatória a contratação de um guia para a relação desta trilha.

Dia 4: Cachoeira das Três Barras

Como eu mencionei acima, reservamos alguns dias para conhecer o lado B da Chapada Diamantina, ou seja, queríamos visitar também lugares ainda pouco conhecidos.

Foi aí que nosso guia, o Dani, sugeriu a trilha da Cachoeira das Três Barras! Ela fica no Parque Natural Municipal Rota das Cachoeiras, em Andaraí, e é um paraíso quase intocado.

Além de não ter sido explorado pelo garimpo, o parque possui baixa frequência de passeios turísticos, o parque contribui para a preservação da natureza da região.

Vale saber: a trilha não é demarcada, por isso recomendo o acompanhamento de um guia. Além disso, essa trilha é considerada de moderada a difícil e deve ser feita com tênis ou bota adequados.

Dia 5: Poço Encantado + SUP no Rio Paraguaçu

Dia de conhecer um dos highlights da Chapada Diamantina: o Poço Encantado! Depois de um longo trecho de estrada e mais tantos degraus até a entrada da gruta que dá acesso ao poço, é impossível não se surpreender com o local. A natureza é mesmo muito perfeita, né?

Uma das coisas que mais impressiona nesse poço é que, mesmo com a profundidade (que chega a 60 metros!), é possível ver nitidamente tudo o que está no fundo, como pedras e troncos de árvores. A explicação para isso é a existência de elementos como o carbonato de cálcio na água, o que contribui para a sua transparência.

Almoçamos uma comidinha caseira lá mesmo, no restaurante do Poço Encantado, e depois seguimos para o Rio Paraguaçu. Pranchas e remos prontos, chegou a hora de fazer uma trilha aquática pela Chapada Diamantina!

Dar um rolê de SUP com a correnteza ao seu favor e curtir um entardecer surreal enquanto os pássaros cantam, o vento sopra suave no seu rosto e o céu vai mudando de cor ao longo do trajeto é simplesmente mágico!

Nossa remada de Stand Up Paddle percorreu 10km do Rio Paraguaçu, um rio genuinamente baiano, até a Pedra da Arara. E o curioso dessa formação rochosa é que ela muda de cor conforme os raios de sol batem nela. No fim da tarde, as paredes brancas vão ganhando um belíssimo tom alaranjado.

Vale saber: esse passeio é exclusivo da Chapada SUP Trip, a agência que nos acompanhou nessa aventura pelo interior da Bahia!

Dia 6: Igatu + Cachoeira do Roncador

Escondida nas montanhas da Chapada Diamantina, Igatu é daqueles destinos que parecem ter saído de um filme! As ruínas da cidade são um museu a céu aberto, pois contam um pouco da história dos garimpeiros que exploravam a região no século XIX.

E as pousadas da região são uma verdadeira experiência na natureza! Escolhemos a Flor de Açucena para nos hospedarmos e fomos surpreendidas com acomodações totalmente fora do convencional.

Uma outra opção bem interessante é a Casa Natureza, que ainda conta com um visual incrível para um vale com cachoeira.

 

Seguimos viagem pela pitoresca estrada de Igatu e fomos até a Cachoeira do Roncador ter uma verdadeira experiência offroad. Teve areal, trechos com lama e até travessia de rio! E o melhor de tudo é que o carro chega até a beira da cachoeira!

Vale saber: esse passeio deve ser feito apenas de 4×4. Contudo, há uma alternativa para quem quer ir até lá, mas não está motorizado adequadamente. É possível ir de SUP pelo Rio Paraguaçu até lá com a equipe da Chapada SUP Trip (que mencionei acima).

Dia 7: Cachoeira do Mosquito + Pôr do sol no Morro do Camelo

E finalmente chegamos em Lençóis! A menina dos olhos da Chapada Diamantina é uma graça e conta com a melhor infraestrutura turística da região. Escolhemos o  Hotel de Lençóis como nossa hospedagem devido a sua localização excelente, bem pertinho do centro e dos restaurantes.

No sétimo dia de nossa aventura, fomos conhecer a bela Cachoeira do Mosquito! E você pode estar pensando que o nome da cachoeira se deve à terrível presença de mosquitos no local, mas está longe de ser isso! (rsrs) O nome remonta ao tempo em que eram encontrados pequenos diamantes no solo, chamados de mosquitos pelos garimpeiros!

De acesso fácil, não é obrigatória a contratação de guia para este passeio. Além disso, a trilha é bem fácil e quase toda em formato de escada.

No fim do dia, fomos até o Morro do Camelo para o pôr do sol, uma das mais lindas paisagens próximas a Lençóis. O acesso é fácil, não há trilhas a serem percorridas e o carro chega bem à beira do paredão rochoso de onde se tem ampla vista para a imensidão da Chapada.

Contudo, a alternativa mais badalada para pôr do sol é o Morro do Pai Inácio e, se esta é sua primeira vez na Chapada Diamantina, recomendo que você opte por este belíssimo cartão postal da região.

Dia 8: Fazenda da Pratinha + Gruta Lapa Doce

Um roteiro clássico da Chapada Diamantina é o combo Fazenda da Prainha + Gruta Lapa Doce! Ele é perfeito para todas as idades e é realmente surpreendente.

A Gruta Lapa Doce é parte de um sistema de 42 km de cavernas (uau!), mas apenas 850m são visitados durante o passeio. As maravilhosas formações de espeleotemas, estalactites e estalagmites são visíveis através das lanternas individuais que levamos no passeio.

O tempo total do passeio é de 1h30 e recomendo combiná-la com o Poço do Diabo, a Gruta da Pratinha e o Morro do Pai Inácio.

Na parte da tarde, seguimos até a Fazenda da Pratinha, um must para quem vai conhecer a Chapada Diamantina. Com água claríssima e uma vibe de praia, ela é perfeita para relaxar e se refrescar nos dias de calor que faz por lá.

Além da piscina natural de água azul turquesa, é possível fazer flutuação com snorkel pela Gruta da Pratinha, tirolesa, SUP e outras atividades super bacanas. A infraestrutura do local conta ainda com um restaurante que serve refeições e te incentiva a passar o dia todo por lá.

Dica: recomendo que você evite deixar este roteiro para os sábados e domingos, pois eles costumam ficar muito cheios.

Dia 9: Cachoeira da Fumaça

E pra fechar com chave de ouro a nossa trip pela Chapada Diamantina, seguimos viagem até o Vale do Capão! A pousada escolhida foi a Lendas do Capão. Ela possui um incrível chalé na árvore, mas já aviso logo, se você quiser ficar nessa maravilhosa casinha na árvore, agende sua visita com antecedência!

Fomos até a Cachoeira da Fumaça conhecer essa icônica queda d’água brasileira, que despenca de mais de 300m de altura. Ela é a segunda maior do Brasil, perdendo apenas para a Cachoeira do El Dorado, no Amazonas e seu nome se dá por causa da água que se perde no ar, como se fosse fumaça. Entretanto, dependendo da estação, ela pode estar completamente seca.

Para vê-la do alto, é necessário enfrentar uma trilha de 6km dividida em dois trechos distintos: cerca de 1h de subida íngreme para chegar até os altiplanos chamados Gerais da Fumaça, e depois mais 1h de caminhada leve para chegar até o topo da queda da cachoeira.

Dia 10: Vale do Capão

No nosso último de roteiro pela Chapada Diamantina, optamos por pegar leve já pensando nas longas horas de estrada que pegaríamos no dia seguinte.

Começamos com uma visita à deliciosa feira do Capão. Muito além de verduras e hortaliças, essa feira é realizada apenas aos domingos e é um verdadeiro evento! É o local perfeito pra quem conhecer um pouco mais do estilo de vida do Capão, bater bons papos e ainda curtir a apresentação de capoeira e grupos de teatro no Coreto.

E para fechar o dia, fizemos uma deliciosa aula de yoga ao pôr do sol com vista para o Morrão, cartão postal do Capão. Deixo aqui o contato da querida Amanda, nossa instrutora por 1 dia: @amandopelomundo.

 

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp