Embasa paralisa abastecimento de água em Itabela e mantém Guaratinga com poços artesianos

Por: Furo 31
12/07/2022 - 17:10:06

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) divulgou nota de esclarecimento na tarde desta terça-feira (12) sobre a suspeita de contaminação do Rio dos Frades devido à lavagem de recipientes de agrotóxicos em terreno ribeirinho, em Guaratinga. A população de Guaratinga e Itabela, por onde o rio passa, está com receio de consumir a água distribuída pela empresa.

De acordo com a EMBASA, o abastecimento de água no município de Guaratinga está ocorrendo normalmente e não foi afetado pela suposta contaminação por agrotóxicos em trecho do rio dos Frades verificada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A água tratada distribuída à população de Guaratinga é captada em poços tubulares e está segura, pois não foi afetada por esta ocorrência.

Em Itabela, o abastecimento de água está temporariamente interrompido na sede do município, para prevenir riscos à saúde da população, pois a água utilizada pelos sistema de abastecimento é captada no Rio dos Frades.

Na manhã desta terça-feira (12), uma equipe de técnicos coletou amostras onde a água é captada em Itabela para análise em laboratório. O resultado das análises sairá na quarta-feira (13), quando será possível avaliar as condições de segurança da água no ponto de captação e decidir pela retomada do abastecimento na sede de Itabela.

A Embasa recomenda o uso econômico da água disponível nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados, até que o fornecimento de água tratada seja regularizado.

Na segunda-feira (11), a Secretaria de Meio Ambiente de Guaratinga emitiu alerta, para que a população evite consumir a água ou alimentos derivados do rio, para evitar danos à saúde.

O Rio dos Frades é um dos mais importantes do estado. A nascente fica em Guaratinga e a foz, no distrito de Trancoso, em Porto Seguro. O manancial se estende por mais de 100 quilômetros de extensão e banha ainda o município de Itabela.

https://furo31.com/

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp