Como produzir mel de abelha jataí: guia completo para ter este benéfico alimento facilmente em casa

Por: Casa Agro
02/05/2022 - 15:02:48

Vejam o vídeo acima

Como produzir mel de abelha jataí: guia completo para ter este benéfico alimento facilmente em casa

Por: Eliel Meireles
Revisado por: Andreia Eliza
https://tecnonoticias.com.br/blogs/casa-agro/

Montes Claros, 01 de maio de 2022, por Eliel Meireles – O mel de abelha jataí é um alimento muito benéfico e com sabor característico, que oferece propriedades antibióticas, antibacterianas e efeito cicatrizante. Mas, o que muita gente não sabe, é que é possível produzir esse mel em casa, mesmo tendo pouco espaço, uma vez que a jataí é uma abelha que vive muito bem em ambientes urbanos. No entanto, é preciso seguir algumas orientações para essa atividade, das quais falaremos nesta matéria.

A abelha jataí, de nome científico Tetragonisca angustula, é de origem brasileira, é dócil e não possui ferrão. Sendo assim, é ótima para se ter em casa, pois não oferece risco para pessoas e outros animais. Além disso, seu mel apresenta algumas propriedades ainda mais benéficas que o mel de abelha comum. Portanto, para produzir o mel de abelha jataí e aproveitar seus benefícios, veja as recomendações a seguir.

Como produzir mel de abelha jataí em casa

Entre as vantagens da criação de abelha jataí, está a contribuição para o meio ambiente. Isso acontece porque esse animal é polinizador e, portanto, pode colaborar para a floração e frutificação das plantas nos ambientes onde vive, como informa a matéria do G1 de 15 de abril de 2021, escrita pela colaboradora Giulia Bucheroni. Siga, então, as orientações que o  Casa & Agro traz hoje neste texto para ter sua colônia em casa da forma correta.

Como começar

Em primeiro lugar, é necessário adquirir as abelhas de um produtor, que no caso das espécies sem ferrão, recebe o nome de meliponicultor, bem como a caixa para a criação do enxame. Para isso, existem vários modelos diferentes no mercado, mas geralmente são pequenas, o que facilita na hora de escolher o local de deixá-la em sua casa. Nesse sentido, o mais importante é que ela fique protegida do sol e da chuva, em um local com aberturas para fora de casa.

Como é feita a alimentação da abelha jataí

É importante que a jataí tenha alimento disponível para se manter produzindo, o que consiste em néctar e pólen que coletam das flores, além de água potável que deve estar disponível nos arredores. Muitas vezes, se utiliza um xarope que pode ser feito facilmente a partir da mistura de água e açúcar para complementar a alimentação da colônia. Para esse fim, basta juntar os dois ingredientes em quantidade igual e bater no liquidificador. Feito isso, estará pronto o líquido para oferecer às abelhas, colocando em um copinho no compartimento adequado dentro da caixa.

Quanto de mel produz a abelha jataí

Essa espécie de abelha produz em torno de 1,5 kg de mel por ano em cada colônia, uma quantidade considerada baixa em comparação à produção das abelhas com ferrão. Por esse motivo, o mel de abelha jataí costuma ser comercializado por um preço mais elevado.

Qual a época ideal para tirar o mel de abelha jataí?

O mel que as abelhas produzem também serve de alimento para a colmeia. Sendo assim, o ideal é retirar para consumo e deixar uma parte na caixa. A extração do mel de abelha jataí é feita na primavera, período em que há mais florações e, portanto, mais néctar disponível na natureza. Entretanto, é importante observar, pois, há épocas em que pode ocorrer uma maior produção de alimento, a depender da região. Após o início da colônia, recomenda-se aguardar pelo menos 12 meses até a primeira extração.

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp