TROVÕES E RAIOS ASSUSTAM MORADORES DE PORTO SEGURO

Por: Por: Carlinhos Carlos
05/11/2021 - 18:21:38

Os trovões e raios que acompanharam a chuva forte que atingiu Porto Seguro na madrugada desta quinta-feira (04), assustou os moradores da cidade.

O fenômeno atípico na cidade,  deixou a população em alerta e várias postagens nas redes sociais, relatavam o que estava acontecendo.

A Marinha chegou a emitir um alerta de tempestade com ventos acima de 60 km/h e fortes chuvas, o que ocorreu.

“Parecia dia. Eu nunca vi tanto relâmpago assim”, relatou um morador do Cambolo.
“Foi cada trovoada que eu dizia: Senhor tem piedade de nós. Achei que era o fim do mundo”, postou uma moradora do Arraial.

A energia chegou a ir embora algumas vezes durante a tempestade, o que assustou ainda mais a população.

Apesar do susto, não há até o momento, relato de incidentes graves.

Porque acontecem trovões e relâmpagos?
Nos tempos antigos, as pessoas acreditavam que os relâmpagos eram lançados do céu por deuses zangados. Foi apenas no século XVIII que os cientistas encontraram uma explicação para esse fenômeno.
As nuvens são repletas de cargas elétricas e, quando se aproximam demais, ocorre uma troca desta energia. Daí surge a descarga elétrica.

A luz, que nós sempre vemos primeiro, é o raio ou o relâmpago – que significam a mesma coisa. O barulho, que vem logo depois, é o trovão.

Essa diferença entre o raio ou relâmpago e o (trovão) acontece porque a velocidade da luz é mais rápida que a do som, por isso chega antes até nós, aqui na Terra.

Raios e trovões podem ser provocados também pelas mudanças de fase (sólida, líquida e gasosa) no meio das nuvens.

Importante: os raios podem prejudicar as pessoas. Eles normalmente caem em um único lugar, mas às vezes se dividem e atingem vários pontos. Quando estiver em meio a uma tempestade, evite lugares desamparados, como embaixo de árvores, e ficar dentro d’água, como no mar ou na piscina. O melhor mesmo é ficar na segurança de casa!

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp