Estação Veracel comemora mais um avanço nos estudos de conservação de biodiversidade

Por: Ascom / VERACEL
30/01/2021 - 08:52:11

A Reserva Particular do Patrimônio Natural mantida pela Veracel Celulose possibilitou o primeiro registro, na Bahia, de uma espécie de libélula ameaçada de extinção

Eunápolis, 29 de janeiro de 2021 - No próximo domingo, 31 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as RPPNs, e a Veracel - empresa localizada na região da Costa do Descobrimento, na Bahia - comemora a data registrando mais um avanço nos estudos de conservação de biodiversidade realizados na Estação Veracel: espécimes da libélula Leptagrion acutum, considerada como criticamente em perigo de extinção, foram observados e registrados no local. Até então, não havia registro dessa espécie de libélula na Bahia.
 
Informações sobre registros de distribuição de espécies raras ou ameaçadas de extinção são essenciais porque são adicionados aos registros de ocorrência das espécies e auxiliam em futuras avaliações da lista de animais que correm riscos de extinção. O estudo das libélulas da espécie Leptagrion acutum avistadas na RPPN Estação Veracel foi publicado na revista internacional Check List, pelo grupo de pesquisa do pesquisador e professor da Universidade Estadual De Santa Cruz -UESC, o Dr. Marciel E. Rodrigues. O estudo pode ser acessado na integra pelo link (https://doi.org/10.15560/17.1.59).
"O registro dessa espécie é um importante exemplo do papel estratégico e bem sucedido da Estação Veracel para os estudos e a conservação da biodiversidade" afirma Virginia Londe de Camargos, coordenadora de Estratégia Ambiental e Gestão Integrada da Veracel. "Temos muito orgulho do trabalho que a Estação vem desempenhando nestes 22 anos de existência e de como a Estação se transformou em uma referência no processo de proteção e de educação ambiental e no apoio às comunidades científica e acadêmica", afirma a coordenadora.
 
No Brasil, há mais de 1.000 RPPNs, e a RPPN Estação Veracel é considerada a maior reserva privada de mata atlântica do Nordeste.

Criada e mantida pela Veracel Celulose, a reserva fica nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no Sul da Bahia, e é um ícone do esforço para a conservação da biodiversidade. A Reserva também está entre as 20 áreas do mundo com maior número de indivíduos e também com elevado número de espécies arbóreas. Foi identificada como uma área-chave para a biodiversidade (Key Biodiversity Area - KBA), pelo seu importante papel na proteção de espécies de animais globalmente ameaçados de extinção. É também considerada uma área importante para a conservação de aves (Important Bird Area - IBA), pois abriga populações significativas de espécies de aves globalmente ameaçadas, de acordo com a BirdLife International, organização ambiental com sede no Reino Unido. A importância da RPPN Estação Veracel foi reconhecida internacionalmente com o título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural (SPMN), concedido pela UNESCO em 1999.

 
A área conta com mais de 6 mil hectares. Lá são encontradas várias espécies da fauna e da flora da Mata Atlântica. Esses números reforçam que a Estação Veracel é um espaço fundamental para a conservação de biodiversidade. Estação está entre as dez áreas com maior diversidade de espécies de árvores por hectare do Brasil.
 
Além de proteger uma rica biodiversidade, a RPPN Estação Veracel também tem papel estratégico na provisão de água para o município de Porto Seguro, tanto pela proteção de nascentes e cursos d’água quanto pela interceptação de neblina. Dessa forma, a RPPN pode ser considerada um importante fragmento prestador de serviços ambientais de regulação do fluxo e da qualidade de água.
 
Sobre a Veracel Celulose
 
Fundada em 1991, com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é fruto da parceria entre duas grandes empresas do setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da companhia, detendo, cada uma, 50% das ações. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região. Com uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas, a empresa gera 3.191 empregos próprios e de terceiros.
 
A Veracel Celulose tem compromisso com as pessoas - colaboradores, parceiros e comunidades. A empresa busca sempre contribuir com a qualidade de vida regional, a partir do apoio e do desenvolvimento de ações culturais, sociais e econômicas que beneficiam a região. Além disso, a preocupação com a conservação ambiental faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia.
 
Informações para a imprensa:
 
Aline Araújo (11) 3185 -9914 aline.araujo@fleishman.com.br
Adriana Vera e Silva (11) 3185-9929 adriana.vera@fleishman.com.br
Lia Mara Sacon (11) 3185-9922 liamara.sacon@fleishman.com.br
Rodovia BA 27205, km24 Fazenda Brasilândia - Eunápolis - Bahia - CEP 45820-970 - Tel.: (73) 3166-8000 - www.veracel.com.br
PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp