Incêndio na região entre Andaraí e Mucugê completa quatro dias; há indícios de ação criminosa

Por: Jornal da Chapada
09/10/2020 - 22:49:35

A área estava preservada, sem queimadas havia 20 anos, o que acaba agravando a situação das chamas, por causa do acúmulo de combustível de biomassa – que é formado por restos de plantas, cascas de frutas, madeiras e derivados

O combate às chamas que atingem região entre os municípios de Andaraí e Mucugê, na Chapada Diamantina, entra em seu quarto dia e o Corpo de Bombeiros acredita que o incêndio tenha indícios criminosos. Nesta quinta-feira (8), o fogo já tomou grandes proporções, os principais focos são as regiões da ‘Capa Bode’, Parque Nacional da Chapada Diamantina e Parque Municipal de Andaraí, áreas de proteção ambiental. Até o momento, não há registro de feridos. Os bombeiros ainda não têm estimativa da área queimada.

Equipes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio) também estão no local. O capitão do Corpo de Bombeiros, Murilo Rocha, que está atuando no combate ao incêndio, falou sobre o caso. “A gente enfatiza que é um incêndio que começou às margens da rodovia que liga Andaraí e Mucugê e isso nos traz um indicativo forte de incêndio criminoso. O ICMbio iniciou o combate juntamente com brigadas voluntárias do município de Igatu, Mucugê, Andaraí e Lençóis e solicitou o apoio do Corpo de Bombeiros também”, salienta.

Ainda segundo o capitão Rocha, a área estava preservada, sem queimadas havia 20 anos, o que acaba agravando a situação das chamas, por causa do acúmulo de combustível de biomassa – que é formado por restos de plantas, cascas de frutas, madeiras e derivados. O capitão ainda falou sobre as condições climáticas na região, que dificultam o trabalho dos bombeiros e brigadistas.

“O comportamento do fogo com as condições climáticas, os fortes ventos, a alta temperatura, assim como o relevo também dificulta bastante o combate no terreno”, conclui o capitão do Corpo de Bombeiros. Em atualização sobre o incêndio florestal, a assessoria do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) informou que mais nove bombeiros militares e dois aviões chegaram nesta quinta-feira (8) para dar apoio no combate ao incêndio em Andaraí.

“Os militares vão percorrer a área atingida realizando o combate dos focos existentes. Os pilotos das aeronaves também vão manter contato direto com os bombeiros, o que facilita a identificação de áreas de difícil acesso que possam estar sendo atingidas”, conta a assessoria. Além disso, os animais que são vítimas do incêndio florestal também estão sendo resgatados pelos militares. Ainda não há registro de quantos foram retirados.

No vídeo publicado na conta do Instagram @portachapada_, um brigadista mostra as chamas espalhadas por toda a vegetação. Na legenda da publicação, o Portal explica que o fogo já chegou em Igatu. “Incêndio florestal que começou ontem [terça-feira, 6], em Mucugê, chega em áreas do Parque Nacional e Parque Municipal em Igatu. Brigadistas do ICMBio e bombeiros em combate e brigadas voluntárias de Lençóis à caminho!”, ressalta a publicação. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp