NossaCara.com faz visita ao Parque Nacional do Alto Cariri

Por: Da Redação
01/03/2020 - 06:18:10

Nos dias 16 e 17 de dezembro passado, a reportagem do site NossaCara.com fez uma visita ao Parque Nacional do Alto Cariri (Parna Alto Cariri), unidade de conservação existente aqui no extremo sul baiano, localizado no município de Guaratinga, na divisa daquele município com o estado de Minas Gerais.

A visita decorreu de convite que foi feito pela gerência da unidade de conservação ao Nossacara, que acompanhou uma visita rotineira no parque, da qual participaram a administradora do parque, a bióloga Adriana Prestes, servidora do ICMBio, órgão responsável pela gestão da unidade de conservação, nós, o estudante de Ciências da Universidade Federal Sul da Bahia (UFSB), Vinícius Jorge, que faz um trabalho de conclusão de curso, e o seu orientador, o professor Elfany Reis Nascimento Lopes. Completava a equipe, Marcos, motorista do ICMBio.

A visita resultou em duas matérias. Nesta primeira, mostramos as belezas do Parna Alto Cariri, e na segunda, relataremos os graves crimes que estão sendo cometidos por alguns dos cerca de 400 proprietários rurais cujas terras estão localizadas dentro dos limites do parque.

Foram dois dias percorrendo estradas vicinais e trilhas, de carro ou a pé, convivendo com belas paisagens e a exuberância de partes ainda pouco exploradas ou até intocadas de remanescentes de mata atlântica, mas que resultaram na constatação de graves crimes contra o patrimônio natural daquela unidade de conservação. 


As belezas ficam por conta da exuberância da mata nativa; das cerca de 700 nascentes ali existentes; dos vários rios e córregos de águas límpidas – alguns que deságuam no nosso rio Buranhém -, das cachoeiras e pequenas quedas d’águas originadas nos desníveis do solo irregular, que, além das planícies, forma montanhas e fendas existentes no interior e nas áreas limítrofes. Uma reserva natural com 19,2 mil hectares, que ainda guarda exemplares gigantes de vinhático e jequitibá, entre outras espécies da mata atlântica. Ali ainda existe o cipó escada-de-macaco, que está entre as espécies já consideradas em extinção. Pudemos ver também, muitas palmeiras Jussara de onde se extrai o melhor palmito.

Uma das propriedades por nós visitadas, a Serra da Divisa, pertencente a Lucas Reis, mais conhecido como Tio Lucas, abriga mais de 60 nascentes de água límpidas, cristalinas; uma belíssima cachoeira está localizada na fazenda de Bel Preto; em outra propriedade, denominada de Fazendas Reunidas, pertencente a  Jonaci Marim, após uma subida de aproximadamente dez quilômetros, se chega ao cume da montanha, de onde se vê o distrito de Monte Alegre e um imenso e lindo vale. Cogita-se aproveitar o cume dessa montanha como rampa para a prática de voo livre.

Outros locais, também dentro do parque, propiciam a prática do mountain bike, voo livre, rapel e outras modalidades de esportes radicais, além do turismo rural e ecológico, e a prática do turismo de observação.

Além das caminhadas no meio da mata – revigorantes para o espírito -, vivemos a experiência de tomar banho em águas cristalinas, conviver com famílias que ali residem, e dormir no aconchegante povoado de Monte Alegre.

 

O parque não é fechado, por isso, é possível a visita a qualquer dia e hora. Está localizado nas proximidades do povoado de Monte Alegre, no município de Guaratinga. Para mais informações, é só falar com a equipe do ICMBio, pelo telefone 73 99142-5112

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp