Tempestade e queda de raios provocam estragos e tiram três emissoras de rádio do ar em Itamaraju

Por: Teixeira / Hoje
05/01/2020 - 18:41:57

Os fortes temporais que caíram na região com raios e trovoadas na tarde deste último sábado (04/01), provocaram inúmeros estragos e prejuízos na cidade de Itamaraju, território propicio a quedas de raios por causa das suas montanhas rochosas e muitos parques ecológicos ao redor, tanto que é a cidade campeão na Bahia em queda de raios. Conforme dizem os cientistas, a queda de raios é indispensável à vida ao garantir a manutenção do campo elétrico do nosso planeta, mas esse fenómeno não deixa de ser perigoso.

Em Itamaraju até uma torre de transmissão foi derrubada no bairro Cristo Redentor, na zona oeste da cidade. Os temporais com relâmpagos tiraram três das 5 emissoras de rádio da cidade do ar, provocando prejuízos e danos materiais.

Os raios tiraram do ar o transmissor da Rádio Caraípe FM de Teixeira de Freitas, que fica em um morro a caminho de Itamaraju. Em Itabela os raios mataram 16 bovinos e tirou do ar a Rádio Cidade 104,9 FM. Em Itamaraju os raios tiraram do ar a Rádio Terramar 91,3 FM, que sofreu danos em seu transmissor que fica estabelecido em seu parque de transmissão em um morro nas proximidades do povoado de Guarany, no município de Prado.

A gigante Rádio 99,7 FM de Itamaraju também teve seu transmissor principal ofendido, que fica em seu parque de transmissão em um morro na estrada de acesso ao balneário de Corumbau, também no município de Prado, contudo, na manhã deste domingo (05), a emissora colocou no ar o seu transmissor reserva até que os seus técnicos restabeleçam os seus equipamentos principais.

A Rádio Educadora 104,9 FM, a nova e 5ª emissora de rádio de Itamaraju, que está em caráter experimental desde o último dia 5 de outubro e estava prevista para estrear a sua grade de programação nesta segunda-feira, dia 6 de janeiro, também teve seus equipamentos atingidos e o seu transmissor foi alvo dos sequentes raios que caíram na tarde deste sábado (04/01), no bairro Corujão, na zona sul da cidade, onde fica os estúdios e o parque de transmissão da nova emissora.

Os gestores da Rádio Educadora FM de Itamaraju informaram que os danos ainda não foram calculados, no entanto, já é perceptível que o problema maior foi no seu transmissor, aparelho considerado o coração de uma emissora de rádio. As descargas elétricas naturais dispensadas durante as tempestades também atingiram a rede de eletricidade do bairro Corujão. Já na emissora nem os para-raios foram suficientes para amenizar a força natural dos relâmpagos. Os gestores da Rádio Educadora FM, também informaram que acreditam que a emissora já esteja de volta ao ar ainda nesta segunda-feira (06) e ao restabelecer o seu funcionamento, a programação prevista para estrear, começará imediatamente no dia seguinte. 

Da redação TN

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp