Do G1/Bahia
O Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, em Salvador, possibilitou a reprodução de 114 animais no ano de 2015. Ao todo, conforme balanço divulgado pela unidade, nasceram no cativeiro local 45 aves, 55 répteis e 14 mamíferos.
![]() |
Com os novos animais, o zoológico passou a contar com 1.629 animais em seu plantel, sendo 90% deles nativos. Dentre os bichinhos nascidos neste ano está a onça-preta, que recebeu por meio de votação popular o nome de Diaurum. O novo morador nasceu no dia 15 de agosto e foi motivo de comemoração, pois há mais de dez anos não nascia um filhote macho da espécie no zoológico.
“A reprodução em cativeiro é uma importante ferramenta para manutenção das espécies. Para isso, o Zoológico conta com uma equipe especializada, desenvolvendo ações de medicina preventiva, nutrição, ambientação dos recintos, entre outros, que garantem o bem-estar animal”, afirma o Coordenador do Parque, Gerson Norberto, por meio de nota.
De acordo com a adminstração do zoológico, foi implantada no espaço o Programa de Manejo, Conservação e Reprodução de Espécies Selvagens em Cativeiro, em parceira com pesquisadores de Universidades e Zoológicos do Brasil e Exterior.
![]() |
O Programa já conseguiu a reprodução de 38% dos animais do Parque, destacando-se a reprodução do mico-leão-de-cara-dourada, espécie endêmica da Mata Atlântica da Bahia. Outras espécies mantidas pelo programa são onça-pintada, jaguatirica, sussuarana, macaco-prego-de-peito-amarelo, lôbo-guará, arara-azul e harpia.