
Texto e vídeo extraido do programa Mais Você de Ana Maria Braga
Hoje o descobrimento do Brasil completa 510 anos. E tanto tempo depois, tem capítulos da nossa história que ainda são desconhecidos para a maioria da população.
Então vamos contar aqui um desses capítulos. A seca castiga o nordestino e não é de hoje. E por causa dela, muito sofrimento já aconteceu.
A repórter Nádia Bochi foi ao Ceará mostrar o que aconteceu lá por causa da seca.
É uma história que mostra um pouquinho do nosso país. Você sabia que existiam campos de concentração? O Mais Você também mostrou a história da dona Ló! Ela mora em uma casa sem luz elétrica e vive de favor dos amigos.
E para falar mais sobre o assunto, Ana Maria convidou o professor de história Antonio Carlos Nascimento. Segundo ele, existe uma “maquiagem” com a história do Brasil. “O que existe é uma realidade diferente. Portugal já sabia da existência do país. Não houve descobrimento, e sim um ‘achamento’”, contou.
Sobre a independência do Brasil, o professor contou que Dom Pedro resolveu ficar no país porque sabia que aqui teria poderes de imperador, ao contrário do que aconteceria em Portugal. “Aí ele resolveu ficar aqui. Não houve espada e ele estava com dor de barriga no momento em que chegou às margens do riacho Ipiranga”, falou “Carlão”.