
A noite do dia 21, em Porto Seguro, foi marcada pela entrega de moções e do Título de Cidadão Portosegurense na Câmara Municipal. A banda dos Fuzileiros Navais, da Marinha do Brasil, de Salvador, abriu a solenidade com a execução do Hino Nacional, após a oração do Pai Nosso. Em seguida, tocou hinos e dobrados para abrilhantar o evento. Os vereadores convidaram o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, a fazer parte da mesa e a entregar, juntos, as três moções de Congratulações e as cinco de Cidadão Honorário.
O primeiro a receber a Moção de Congratulação foi o chefe de gabinete da Prefeitura, Osdélio Aristeu de Oliveira Santos. Ele agradeceu o reconhecimento e ressaltou que junto ao Executivo municipal luta para o engrandecimento de Porto Seguro. Dois subtenentes da Polícia Militar também foram homenageados: Paulo Roberto da Silva Rocha e Antônio Pereira Farias Filho, que também é pastor da Igreja Assembléia de Deus, no bairro Campinho. “Ficamos honrados em ter nossa luta pela segurança pública reconhecida, pois é um sério trabalho que realizamos com afinco no município”, disse o tenente Farias.
A entrega do Título de Cidadão Portosegurense começou homenageando frei Miguel Gagliardi. O italiano que iniciou sua vida ministerial na cidade há 50 anos foi bastante aplaudido ao receber a moldura das mãos do presidente da Câmara, Carlito Martins e do prefeito Abade. O vereador Gilvan Florêncio, teceu considerações importantes sobre o homenageado. “Somos gratos por ter abraçado esta comunidade, trazendo orientação cristã e acolhimento, há meio século, para esse povo. O título é apenas uma forma de agradecer pelo testemunho de vida e fraternidade com que olha para os necessitados vivendo a
partilha”, frisou o vereador.
O empresário e cônsul honorário de Portugal em Porto Seguro, Moacyr Andrade, também foi homenageado com o título. “Em 1988 recebi homenagem semelhante, agora, após 22 anos, sinto esse sentimento renovado ao receber esse título”, declarou.
O Juiz da Comarca de Santa Cruz Cabrália, André Marcelo Strogenski, emocionou-se ao agradecer o título. “É uma sensação muito especial receber essa homenagem da comunidade que eu e minha família escolhemos para fazer parte”, afirmou o juiz Strogenski.
O general de Exército, Roberto Jugustha Câmara Senna e o major brigadeiro da Aeronáutica, Francisco Joseli Parente Camelo, também foram honrados com o Título de Cidadão Portossegurense. O general de Exército, Roberto Jugustha Câmara Senna e o major brigadeiro da Aeronáutica, Francisco Joseli Parente Camelo, também foram honrados com o Título de Cidadão Portossegurense. "Ao longo de minha vida tenho passado por Porto Seguro, onde sempre sou acolhido como um filho dessa terra. Fico feliz pelo reconhecimento e por ver o crescimento desse lugar tão ímpar no Brasil, com distinta história de um povo que acredita na nação. Por isso, é uma forte emoção fazer parte dessa história", frisa Francisco Joseli Parente Camelo.
O prefeito Abade aproveitou para falar da felicidade de ser o prefeito de Porto Seguro quando o Brasil completa 510 anos que foi descoberto, pois a comunidade pode comemorar a preservação do povo indígena, com comunidade de 20 mil habitantes e, ainda, belezas naturais totalmente preservadas. Também apontou ser de grande emoção entregar esses títulos para pessoas que têm, ao longo de suas vidas, contribuído para o crescimento e desenvolvimento do município. "Me recordo de Frei Miguel lutando para levar o evangelho nos lugares mais distantes desse município, bem como do empenho de pessoas como Moacyr Andrade e de autoridades militares em busca do progresso e segurança local", afirma o prefeito. Ele também informou que o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, só não veio a Porto Seguro para as comemorações do Descobrimento, porque já
tinha na agenda o compromisso de receber o presidente do Líbano, exatamente nesse dia.
A solenidade foi bastante concorrida, prestigiada por autoridades políticas, como o deputado estadual, Edson Pimenta e vereadores de Santa Cruz Cabrália; major Faiolo da Aeronáutica; Capitão Cruz da Capitania dos Portos em Porto Seguro; Major Braga Neto do Corpo de Bombeiros; Coronel Carlos Maurício, comandante do 8º BPM; Capitão de Mar Guerra, Paulo Girão Garcia, além do secretariado municipal e lideranças da comunidade.
Por: Verônica Menezes
Fotos: Radija
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro
Jornalista Responsável: Hilda Rodrigues (MTB 4262