Por: Cyntia Farabotti
Para concluir a reforma administrativa do município, o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, deu posse a quatro novos secretários: Miguel Ballejo, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico; Sandy Esmero, secretário de Serviços Públicos e Transportes; Antonio Ferreira Geraldo Couto (Geraldo Contador), secretário de Agricultura e Pesca; e Marcos Beltrão Siqueira, secretário da Fazenda. A concorrida cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, 31/8, no gabinete do Prefeito, na Casa da Lenha, e contou com a presença de vereadores, secretários e autoridades.
Agora sob comando do vice-prefeito Miguel Ballejo, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico é responsável por planejar e organizar o futuro de Porto Seguro de forma sustentável. Bastante honrado com o novo desafio, Ballejo afirmou que esta é uma área de grande importância, mas que nunca recebeu a devida atenção. "Vamos trabalhar com sangue e idéias novas, propondo ações de visão", comentou o vice.
Ballejo também recebeu os elogios do Prefeito Abade pelo pagamento da dívida de Porto Seguro com o INSS (Imposto Nacional de Seguridade Social) que vinha se arrastando há anos. A partir de agora, o município está sem pendências e pode receber recursos federais, estaduais e até internacionais.
Sandy Esmero, que era o secretário desta pasta, agora assumiu os Serviços Públicos e Transportes, com o desafio de "começar tudo de novo", além da falta de recursos financeiros causada pela crise financeira mundial. "Sempre participei das reuniões e estive envolvido com os assuntos dos serviços públicos e pretendo fazer um ótimo trabalho", comentou Sandy, que é paraibano, mas vive em Porto Seguro desde 1989, atuando na política desde 1995.
Novos rumos
Na Secretaria de Agricultura e Pesca, Geraldo Contador pretende imprimir novos rumos, utilizando a experiência adquirida em mais de 20 anos de trabalho em Porto Seguro. "Quando iniciei minhas atividades de contabilidade, na cidade de Itamaraju, trabalhava diretamente com os agricultores. Acredito que posso unir esta experiência com toda minha vivência administrativa, realizando melhorias na vida dos agricultores e pescadores da cidade", declarou.
Já o novo secretário da Fazenda, Marcos Beltrão Siqueira, é de Alagoas e tem um perfil extremamente técnico. Ele já foi secretário de Administração e de Finanças na cidade de Penedo, em Alagoas, e secretário de Educação em Curuípe, também em Alagoas. "Porto Seguro tem um grande potencial para aumentar sua arrecadação, pois é uma cidade com riquezas. Dentro de seis meses, nosso trabalho com certeza aparecerá", concluiu.
Compromisso
Após a leitura e assinatura dos decretos de posse, o Prefeito Abade se pronunciou em um discurso firme, que arrancou aplausos. Ele explicou que a administração foi duramente afetada pela crise econômica mundial, o que levou ao corte de pessoal e dificuldade para realizações nos primeiros oito meses de governo.
Mesmo assim, citou grandes ações como a conquista de uma fábrica de calçados em Porto Seguro, asfaltamento e calçamento de ruas, construção de escolas, construção de ponte na área rural e reformas de praças, além de diversos projetos que estão em andamento em várias localidades do município.
Abade criticou duramente algumas administrações anteriores que favelizaram e exploraram a cidade, exemplificando a retomada da Favela da Feirinha como uma das grandes realizações de sua administração. "Quero agradecer a todos que trabalharam e a todas as mensagens de apoio que temos recebido da população. Aquele local era ponto de tráfico de drogas em uma área do município ocupada há mais de 20 anos e agora se tornará em um grande espaço de lazer no coração de nossa cidade", afirmou.
Aproveitando a posse dos novos secretários, Abade cobrou compromisso de todos aqueles que fazem parte da administração e disse esperar uma postura de trabalho e confiança. "Nosso trabalho é para o povo e estamos fazendo o governo da mudança, colocando ordem na bagunça. Muitos me cobram isso, mas quando atinge diretamente uma pessoa, ela não quer sofrer as consequências. Nosso governo não é para um, ou outro, é para o povo e nossas futuras gerações", declarou.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Seguro
Fotos: João Cordeiro