Índios comemoram 11 º Aragwaksã com celebrações e inauguração de escola

Por: NossaCara.com
01/08/2009 - 09:18:35

No próximo sábado, 1º de agosto, os índios da Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, estarão comemorando o 11º Aragwaksã, que na linguagem pataxó significa “aniversário”. Este ano eles estarão celebrando os 11 anos de incorporação da área ao território indígena, com uma homenagem especial aos caciques e anciões.  A programação, que deverá reunir cerca de 1.500 pessoas, inclusive representantes das diversas aldeias da região, terá início às 9 horas, na Reserva da Jaqueira, e inclui café da manhã, caçada na mata, casamento entre índios e a inauguração de uma escola.

A escola foi construída pela Prefeitura de Porto Seguro, em parceria com a empresa Veracel, no modelo tradicional indígena e a partir de um projeto elaborado pela própria comunidade pataxó.  O conjunto, em forma de oca, possui duas salas de aulas com capacidade para cerca de 60 alunos, banheiro, cozinha e administração. A prefeitura estará fornecendo também o mobiliário, merenda escolar e a contratação dos professores. O evento contará ainda com a presença do prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade (PSB) e do deputado Estadual Edson Pimenta (PC do B).

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Porto Seguro

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2026 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp