
Inaugurado em fevereiro de 2009 o Mercado D. Alzira é a nova proposta para a “feira do bueiro”, que exibe hoje um novo formato em infra-estrutura e organização. Com padronizações de boxes, bancas, criação da praça de alimentação, construção de sanitários, banheiros e fiscais.
O mercado funciona em sistema de condomínio, onde cada proprietário paga uma taxa mensal de acordo com os produtos que vendem e com quadro de 10 funcionários – mantidos pelo condomínio- entre, fiscais, agentes de limpeza e vigia. A Prefeitura Municipal disponibiliza também funcionários para a fiscalização.
Os fiscais são responsáveis pela ordem e proteção do bem público. A Vigilância Sanitária também participa com orientações aos ficais e os proprietários dos estabelecimentos, com práticas de higiene e saúde. “A feira ta melhor, mais limpa”. Ressaltou D. Ilda Pereira, proprietária de um dos restaurantes da praça de alimentação.
Com a revitalização do mercado surgiu-se de autoridades a preocupação com pessoas que consomem bebida alcoólica em excesso, o que prejudica a paz de clientes, feirantes e famílias das imediações, visto que, uma portaria foi baixada pelo município que impede a venda da cachaça - em dose -, o que evita situações desagradáveis.
A segurança é um ponto importante a se destacar também, pois hoje o mercado conta somente com a equipe de fiscalização do condomínio. Segundo o administrador, Manoel Cardoso da Conceição, já foram feitos memorandos solicitando da Policia Militar, uma ronda diária no mercado. A administração já registrou média de 3 a 4 roubos por noite no condomínio.
As melhorias trouxeram qualidade e comodidade para feirantes e clientes; porém ainda há deficiências. Condôminos afirmam que ainda falta segurança, reparos físicos nos boxes – existem boxes que não possuem energia elétrica – e a condição do piso dificulta a limpeza ponto.
O abastecimento de produtos perecíveis são feitos as quarta, quinta e sexta-feira vindos do Espírito Santos, Juazeiro, Rio de Janeiro. Assim, como de localidades circunvizinhas a Eunápolis, entre elas, do Distrito de Colônia, Projeto Maravilha e Roça do Povo. Que abastece a cidade com frutas, verduras e cereais a semana inteira. A feira gera renda em média para 250 famílias.
Feira é um local público, que gera emprego e renda. Contudo, melhor ainda se com característica familiar, conforto, comodidade, saúde e segurança para clientes e feirantes.
Por: Clicia Marinho
Fotos: Urbino Brito e não Adriano Brito