
A zona azul é um estacionamento rotativo pago, criado em 30/12/74, através do Decreto 11.661. Com o objetivo de promover a rotatividade das vagas existentes, disciplinando o espaço urbano e permitindo maior oferta de estacionamento. A Secretaria de Infra-estrutura e a Superintendência de Transito realizam em parceria estudos para a implantação desse sistema no transito de eunapolitano. Ao contrário do que possa parecer polêmico, essa é uma das conseqüências da municipalização do transito que está por vim.
A municipalização promoverá uma reorganização do transito, o que facilitará a circulação de pessoas e o tráfego de veículos nas principais ruas do centro da cidade. O sistema da zona azul ainda não tem data de implantação e tarifa definidos. E quanto a administração, ainda não foi decidido se será uma empresa privada ou a Prefeitura Municipal. A Avenida Porto Seguro e as ruas Santos Dumont , Dr. Gravatá Conselheiro e Luiz Viana – essa com flexibilidade a área de estacionamento no Hospital Regional – formarão o quadrilátero da zona azul.
Com a municipalização o município tem por obrigação fazer valer as normas, legislação e assegurar direitos aos cidadãos. Para isso serão formados 60 agentes de transito – entre homens e mulheres – por meio de concurso para fiscalização. As modificações estão sendo construídas fielmente com base no Conselho Nacional de Trânsito.
Serão criadas vagas especiais para idosos/deficientes, farmácias, motos e área de carga e descarga para caminhões de entrega, que serão permanentes. Estacionamentos em linha e ângulo serão em locais determinados já estão nos projetos, assim como a sinalização vertical e horizontal.
Para Eduardo Farias, secretário de Superintendência de Transito, para um bom funcionamento do transito é preciso fiscalização e educação de pedestres e condutores. Por isso, trabalhos de divulgação serão desenvolvidos junto a comunidades. Para que todos tenham acesso à informação quanto às modificações, e que possam compor o novo formato do transito municipal de maneira organizada e segura.
Por: Clicia Marinho