105 trabalhadores pernambucanos são abandonados na Bahia

Por: NossaCara.com
02/06/2009 - 20:19:05

Mais de 100 trabalhadores braçais foram atraídos da cidade de Água Preta, em Pernambuco, com a promessa de emprego na usina Unialcool, que fica no município de Lajedão no extremo sul da Bahia. 

Os 105 trabalhadores encontravam-se há nove dias abandonados, sem emprego no distrito de Juracitaba, município de Caravelas, e só estão se alimentando por força de uma interferência do Ministério do Trabalho, que determinou que uma cantina fornecesse alimentação pra eles até esta segunda-feira, dia 1º de junho. 

O encarregado por trazer todo o pessoal para o Extremo Sul da Bahia, Cícero Barbosa da Silva, contou que foi procurado pelo senhor José Ferreira Liz, que pediu para que ele arrumasse cerca de 100 homens para trabalhar no corte de
cana no Extremo Sul da Bahia, também recolhesse cerca de R$ 120 de passagem por cada trabalhador juntamente com sua documentação. Segundo ele, foram repassados cerca de R$ 10.780 a José Ferreira Liz, que ficou responsável por pagar os três ônibus que conduziram os trabalhadores até o Extremo Sul da Bahia. "Ele pagou apenas um ônibus, não conseguiu o trabalho para os homens e sumiu com o dinheiro", informou Cícero. 

Ainda de acordo com Cícero, inicialmente os trabalhadores foram levados para o município de Lajedão onde ficaram por oito dias e não arrumaram trabalho, a alimentação dos homens durante esse período só foi possível devido a José ter deixado um carro empenhado para arcar com os custos da alimentação do pessoal, que só seria servida até a sexta-feira (29).

Na eminência de passar fome, o trabalhador Manoel Santana, telefonou para a delegacia do Ministério do Trabalho em Teixeira de Freitas, que negociou junto a cantina que já vinha fornecendo alimentação para os homens, para que continuasse a fornecer, até esta segunda-feira (01), quando a delegacia do trabalho teria uma solução para os trabalhadores. 

Os trabalhadores se encontram alojadas de forma desumana em Juracitaba, dormindo sobre papelão, como se fossem mendigos, sendo que a partir desta terça-feira não terão mais o que comer. “Nós queremos voltar para as nossas casas,  não conseguimos mais acreditar nas pessoas responsáveis por esta situação” desabafou Santana.

O senhor Agrinaldo Antonio da Silva, dono da Cantina que forneceu alimentação para os homens até esta segunda-feira (01), disse não ter mais condições econômicas, para continuar fornecendo alimentação para os homens. “Eu só forneci comida a eles até hoje, porque o Ministério do Trabalho me pediu e também porque estou com um corro do homem que pediu para fornecer as quentinhas, ele deixou um carro aqui comigo, só que o valor das refeições já ultrapassou o valor do carro, que é financiado, tem um debito de R$ 4.500, tem multa no valor de R$ 1.200 e ainda está com o emplacamento vencido”, informou Agnaldo.     

Por: Sulbahianews.com.br

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2026 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp