Movimentação pelo Extremo Sul

Por: NossaCara.com
08/04/2009 - 08:05:19

O Brasil poderá ganhar 14 novas unidades entre estados e territórios federais, passando a ter 41 no total.

Evandro Lima, jornalista, radialista, escritor e colunista do Nossa Cara.comMais do que um traço nos mapas escolares, um novo estado significa mais burocracia e gastos com câmaras estaduais, bombeiros, policiais, governadores, além de novos deputados e senadores. Apesar do custo para erguer uma nova estrutura, no Congresso há pelo menos 14 projetos que propõem a criação de novos estados.

Se todos eles fossem aprovados, o país ganharia 14 novas unidades entre estados e territórios federais, passando a ter 41 no total. Um acréscimo que não seria barato. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou no ano passado um estudo em que estima em R$ 832,14 milhões o custo fixo anual de manutenção de um estado no Brasil sem considerar a sua população ou sua atividade econômica.

Segundo o IPEA, cada habitante custaria R$ 564,69 a mais ao gasto público estadual e cada real produzido em um estado requer um aumento de 7,5 centavos em termos de gasto público estadual. Um número contestado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), autor de três projetos que propõem novos estados.

Se todos os projetos fossem aprovados e o custo fosse o mesmo para os territórios federais, apenas em um ano o país gastaria R$ 11,649 bilhões na manutenção destas novas unidades da federação. ´Esse (o estudo do IPEA) é um dado falso. Só o que vai ser arrecadado de imposto dá para tocar o estado. O resto é investimento federal. O principal objetivo da República é eliminar as desigualdades regionais e esse raciocínio (do gasto) é uma espécie de colonialismo interno. Não fosse a Zona Franca de Manaus, por exemplo, a Amazônia ocidental seria uma área completamente paupérrima, disse senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), defensor de todos os projetos que envolvam a região da Amazônia.

Mas a medida não é unanimidade no Congresso onde muitos projetos estão parados há mais de uma década. Entre os contrários às mudanças no mapa brasileiro, há deputados e senadores que apontam desde o atual momento de crise econômica e o gasto extra, que consideram desnecessário, ao argumento que o Brasil já está consolidado com as atuais 27 unidades da federação. ´O gasto que teríamos com burocracia é enorme. E há estados que não se sustentariam porque não teriam nível de arrecadação. Por mais que eles recebam o fundo de participação, (o dinheiro) seria insuficiente, critica a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Os parlamentares a favor das divisões, no entanto, argumentam que um estado menor poderia ser mais bem administrado e citam o exemplo de Tocantins, que pertencia a Goiás, e do Mato Grosso, que se dividiu gerando o Mato Grosso do Sul. Também afirmam que a população mais pobre seria mais bem assistida e o estado se desenvolveria mais do que se ficasse na dependência de um governo central muitas vezes distante do interino.

Os exemplos do Mato Grosso e de Goiás me levam à condição de que o Piauí dará um grande passo na aceleração do seu crescimento, afirma o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que aprova a criação do estado de Gurgueia. Outros projetos esperam aprovação e se confirmados, serão em número de 14.

Eunápolis – Domingo de Ramos

Sendo o ponto mais importante dentro do Cristianismo, a celebração da missa do Domingo de Ramos abre por excelência a celebração da Semana Santa. É uma época em que os fiéis se preparam para refletir sobre a importância de manter viva a mensagem do nosso Senhor Jesus Cristo que, através da sua humildade em lavar os pés dos seus discípulos na quinta feira maior.

Na Diocese de Eunápolis, milhares de fiéis que fazem parte das 14 paróquias se reuniram com os tradicionais ramos (que simbolizam os galhos das oliveiras) em pontos estratégicos e por volta das 09h00min se concentram em frente à Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, onde foram abençoados pelo Bispo Diocesano Dom José Edson, abrindo oficialmente a celebração da Semana Santa.

Eunápolis: O uso do lixo como gerador de energia

O prefeito da cidade de Eunápolis, Robério Oliveira, ao lado de Gilberto Abade, prefeito de Porto Seguro, ouviram na semana passada, nas dependências da Câmara de Dirigentes Logistas, uma explanação feita por engenheiros que afirmaram utilizar-se do lixo doméstico para a geração de energia e posteriormente emprego e renda para os municípios.

O projeto que já vem sendo utilizado em vários países do primeiro mundo, conforme os demonstradores, é pioneiro no Brasil e a cidade do Recife está saindo na frente e já serviu de frente para outras localiades como BH e Montes Claros, no estado de Minas Gerais.

No final do encontro, onde compareceram alguns segmentos, tanto Abade como Robério se sentiram mobilizados para uma análise mais detalhada da viabilidade de se incrementar este projeto inovador nas cidades do Extemo Sul, através de um consórcio intermunicipal, como foi citado durante a demonstração da novidade.

Eunápolis – Lançamento de Livro em alto estilo

Contribuição do Tempo
Na medida em que você sobrevive
A contribuição do tempo é classificatória
De preferência
Hoje, agora
Este é o tempo de rever prioridades
É desafiar o próprio tempo da existência Humana
Temos tempo de construir e não nos destruir em busca...
Nem sabemos de que
Desperdiçamos o precioso tempo de sobrevivência
Na busca alucinada de “prioridades na vida”
Esquecendo De que o tempo de sermos felizes é hoje

A professora Maurenn Lacerda, secretária Municipal de Educação prestigiando o lançamento do livro.

Com este trecho do livro Viver é realizar encontros e desencontros, em grande estilo contamos como foi a noite em que vivemos com muita alegria e prazer literário, literalmente falando, isto é, se viver, conforme a escritora Marta Regina Kurosaki, é no mínimo realizar encontros... e que maravilhoso encontro foi este no lançamento de uma preciosidade literária de degustação incomensurável.

Aconteceu no espaço cultural do IASC no dia 28 de março.

Lembrança! Que Lembrança! – 6ª. Parte


Dagno Cavalcante ao lado de colegas O ano  1969 em frente a Matriz de _Sequenciando as recordações dos bons tempos vividos pelos jovens coaracienses durante a década de 70, apresentamos nesta semana o jovem Dagno Cavalcante, filho do Sr. Isaías e irmão da professora Ilma Cavalcante e dos irmãos locutores Rubens e Zavinho Cavalcante.

Como todo jovem daquela época, Dagno sempre foi muito aplicado e inteligente e foi por isso mesmo que acabou se dedicando à formação do grupo escoteiro Castro Alves e ao lado de várias outras pessoas que trabalhavam na educação e formação dos jovens, foi um dos grandes incentivadores de centenas de jovens coaracienses que trilharam os caminhos do sucesso.

Fique de Olho!


O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou na última segunda-feira,6, que o ministério irá criar um comitê de governança para aperfeiçoar as próximas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em substituição ao vestibular tradicional. Durante a reunião, Haddad apresentou a proposta para que, no novo modelo, os alunos possam se inscrever em até cinco cursos de instituições diferentes. A questão deverá ser discutida pelos reitores junto ao conselho superior das universidades.

Com as mudanças propostas, o ingresso no Ensino Superior poderá ser feito a partir de exame composto por quatro provas com 50 itens de múltipla escolha, totalizando 200 questões. Atualmente a prova conta com 63 questões e uma redação. Os testes serão divididos nas seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas tecnologias (incluindo redação), Ciências humanas e suas tecnologias, Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

O estado da Bahia registrou 8 mil casos de dengue apenas na última semana do mês de março, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (06) pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). De acordo com o balanço, desde o início deste ano, 40.203 casos da doença já foram notificados no estado. O número corresponde a um aumento de 347% em relação ao mesmo período de 2008,quando tinham sido notificados apenas 8.992 casos.

Jequié, Itabuna e Porto Seguro continuam liderando os números de casos de notificações da doença. Além disso, Itabuna também é primeiro lugar no número de casos de óbitos provocados pela doença, com 8 confirmados e outros 3 em análise.

Quanto às formas graves de dengue, registraram-se 744 casos suspeitos em 96 municípios. Destes, confirmaram-se 295 casos. Há progressão entre os casos graves, 78 óbitos já foram notificados, destes 32 já foram confirmados (em todo o ano de 2008 foram 15 mortes), dos quais 20 foram em menores de 15 anos e 12 em maiores de 15 anos.

Foto da Semana – A intimidade da Secretária Municipal de Educação, Mauren Lacerda, trocando idéias com a vice-prefeita e Secretária do Bem Estar Social, Maria Menezes.

Frase da Semana: Celebrar a Paixão de Cristo, é revestir-se da humildade que foi demonstrada por ocasião da última ceia. Evandro Lima.

 

Dagno Cavalcante e Evandro LIma ao lado de colegas do ano  1969 em frente a Matriz de _
PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2026 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp