Uma programação bem diversificada, realizada a partir do final da tarde de hoje, sábado, que teve diversas apresentações: Fanfarra Municipal de Eunápolis, grupo de capoeira e de dança, palhaço, boi-duro, teatro e música, maorcou a inauguração do Espaço Cultural Viola de Bolso, uma iniciativa dos irmãos: Sumário, Anselmo e Marquinhos, componentes do grupo musical Viola de Bolso.
O espaço é, na realidade, um Ponto de Cultura, uma unidade de cultura implantada através do Programa Mais Cultura, do governo estadual, com o apoio financeiro do Ministério da Cultura, e é destinado a apresentações e oficinas de artes plásticas, música, cinema e à inclusão digital, Seu custo total é de R$ 180 mil, recursos esses que serão desembolsados pelo programa ao longo de três anos.
O Ponto de Cultura dispõe de uma sala de espetáculos com capacidade para cerca de 120 pessoas que vai funcionar também como cine-teatro e auditório, sala de projeção, uma pequena galeria de arte, sala de informática com internet e uma biblioteca, além de outras dependências de apoio. Estrutura essa que estará à disposição dos grupos e pessoas que fazem arte e cultura, bem como para a realização de eventos ligados ao “exercício da cidadania”, como ressaltou Sumário. O espaço que tem função social, vai abrigar também oficinas artes plásticas, capoeira e inicialmente, violão. Além de um laboratório de informática, cuja função principal será a inclusão digital.
De acordo com Sumário, Anselmo e Marquinhos, o espaço pretende unir os artistas, produtores de artes e cultura e grupos populares. E se tornar uma referência, um ponto de encontro da cultura local.
O Ponto de Cultura fica localizado num dos bairros mais antigos e tradicionais de Eunápolis, o Gusmão, na praça Dr. Gusmão. Os dias e horários de funcionamento não forma ainda divulgados.
Matérias NC
![]() |
![]() |
![]() |