
A Caravana da Educação é uma atividade da Secretaria da Educação com a finalidade de ampliar o acesso do cidadão às informações e aos serviços públicos de qualidade com eficiência e comodidade na área. O órgão central da Secretaria desloca-se para as Direc para, mais próximo da comunidade escolar, ouvir e atender as demandas, com o envolvimento ativo do órgão regional (a Direc).
É importante inverter-se o modelo de gestão verticalizada e centralizadora, historicamente enraizado na cultura da SEC, para adoção de uma gestão descentralizada que valoriza o potencial de todos que compõem a rede.
A proposta Escola Viva - todos pela qualidade da educação requer uma gestão participativa, democrática, com descentralização de poder e envolvimento da sociedade.
Nesse sentido, a Caravana da Educação visa a provocar uma mudança significativa no padrão qualitativo da oferta de atendimento a todos os cidadãos-usuários da Secretaria da Educação, num exercício constante de ouvir e de falar, de oferecer e de cobrar, de semear e de colher, de receber críticas e oferecer explicações, na perspectiva de um diálogo franco, contínuo e um processo mútuo de reconhecimento de todos os que fazem a educação pública na Bahia: alunos, professores, funcionários, pais, responsáveis e parceiros.
É necessário gerir a educação reconhecendo os envolvidos como sujeitos de direitos e garantindo esses direitos, por meio de processos democráticos, para estimular, promover e consolidar a plena participação dos agentes educacionais, favorecendo assim uma formação cidadã e de inclusão social (Princípios e Eixos da Educação Baiana).
Objetivos:
Geral: Promover a integração entre os órgãos da SEC visando à melhoria do atendimento à comunidade local.
Específicos:
Promover o cidadão como principal foco de atenção da política de gestão da SEC, bem como ampliar a qualidade e produtividade dos serviços, proporcionando-lhe economia de tempo e esforço;
Fortalecer os órgãos locais da educação (Direc e escolas), numa perspectiva de gestão descentralizada em rede;
Promover a aproximação entre os agentes educacionais na perspectiva de cooperação, visando à melhoria do atendimento à população.
Metas: Realizar a Caravana da Educação nas 31 Direc do interior do Estado, no período de 18 meses.
Público Beneficiário: Cidadãos-usuários dos serviços da Secretaria da Educação, além dos servidores da própria SEC.
Instituições Participantes: Proponente: SEC/Direc
![]() |