
Com a realização de mais uma bela e emocionante apresentação, na noite de ontem –segunda-feira, dia 22-, na praça do Relógio, em Porto Seguro, chegou ao fim a quarta edição do Festival “Sons de Natal”, um Musical em três atos, cujo repertório reuniu canções tradicionais de Natal, clássicos da música erudita e outros ritmos, entre os quais o pop e o jazz.
O festival teve como solistas e coro, os jovens alunos da Orquestra Sinfônica de Eunápolis, os coros Jovem e In
fanto-juvenil da mesma Orquestra e o Coro do Instituto Gênios de Arte e Cultura. Além das apresentações especiais da cantora lírica mineira, Maria Odília Quadros e a vocalista da banda Cheiro de Forró, Cristiane Lima.
Tanto nas duas apresentações em Eunápolis –nos dias 19 e 20- como em Porto Seguro –dias 21 e 22-, o festival levou os públicos presentes, a viverem a emoção de uma noite natalina, com execução de um Musical que reuniu músicas tradicionais de Natal, além de clássicos da música Erudita e outros ritmos, entre os quais o pop e jazz, com uma roupagem nova, bem combinados com o clima natalino.
O espetáculo durou em média uma hora e meia. Sendo apresentadas durante toda a peça 24 canções. Entre as músicas tradicionais de Natal não faltaram clássicos como Noite Feliz e Jingle Bells; da música erudita, também clássicos, como a 9ª Sinfonia, de Beethoven e Aleluia, de Handel. O clássico nacional, Bachiana Nº 5, de Heitor Vila Lobos foi interpretado pela cantora lírica mineira, Maria Odília Quadros, especialmente convidada para uma participação especial. Outro momento de lirismo foi proporcionado pela cantora Cristiane Lima, vocalista da banda Cheiro de Forró, ao interpretar as canções: Então é Natal, de John Lennon e Um Feliz Natal, do compositor e cantor brasileiro, Ivan Lins. Maria Odília interpretou t
ambém outras canções da música erudita, sempre emocionando e arrancando muitos aplausos dos assistentes.
Em Eunápolis, as apresentações tiveram a participação de 65 músicos e cantores. Porém, em Porto Seguro, esse número teve que ser reduzido, em razão do palco disponibilizado para o evento ser bem menor.
Ao executar com tanta perfeição, acordes compostos por nomes consagrados da música em todos os tempos, como Bach, Vangelis, Beethoven e Handel, além do
mais importante compositor brasileiro, Villa Lobos, os alunos da Orquestra Sinfônica de Eunápolis e os coros demonstraram, mais uma vez a sua capacidade, e referendaram a competência de Moana Viterbo e sua equipe -Instituto Gênios de Arte e Cultura de Eunápolis.
Já o público, de forma unânime, as pessoas ouvidas pela nossa reportagem, bem como outras que se manifestaram de forma espontânea foram só elogios ao Festival, destacando o excelente desempenho dos jovens músicos e cantores, e as destacadas apresentações de Maria Odília e Cristiane.

O Festival “Sons de Natal” foi idealizado e é coordenado pela musicista e maestrina, Moana Viterbo, que é também fundadora da Orquestra Sinfônica de Eunápolis, e do projeto social que lhe dá sustentabilidade.
Assessoria de Imprensa do Instituto Gênios de Arte e Cultura
Fotos: Urbino Brito