
Numa iniciativa inédita na história do serviço público na Bahia, o governo estadual está lançando um cronograma de concursos públicos que prevê a contratação de 15.064 novos servidores entre 2008 e 2011, período que corresponde ao ciclo do Plano Plurianual (PPA).
A realização dos concursos tem suporte financeiro inicial na economia gerada a partir das ações de racionalização do gasto público, que só este ano alcançou R$ 30 milhões, sendo R$ 22,4 milhões somente com o combate a irregularidades na folha de pessoal.
Além das futuras vagas, o Estado vai efetivar a contratação de 3.650 novos servidores para a área de segurança pública cujos concursos estão dentro do prazo de validade ou em curso. Essas novas contratações envolvem as carreiras de delegado, agente de polícia, escrivão e soldado da PM. Serão, no total, 18.714 novas contratações.
O cronograma de concursos leva em conta quatro fatores: a determinação do governo da Bahia de que se faça a substituição de contratos do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), o foco em saúde, educação e segurança, a correção de lacunas existentes em áreas estratégicas, com a criação de 13 novas carreiras, e as projeções quanto a aposentadorias no setor público estadual.
Confira a distribuição das vagas no link do site da Agecom http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2007/12/26/estado-vai-abrir-mais-de-15-mil-vagas-em-concursos-publicos-ate-2011
Fonte/Autor: Agência de Comunicação do Estado da Bahia (Agecom)