EUA classificam PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas estrangeiras

Por: Redação
29/05/2026 - 06:51:57

Governo norte-americano amplia lista de grupos terroristas e inclui facções criminosas da América Latina ligadas ao narcotráfico

Por: Urbino Brito

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira, 28 de maio, a inclusão do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV) na lista de organizações terroristas estrangeiras. A decisão foi divulgada pelo Departamento de Estado norte-americano e deve entrar oficialmente em vigor no próximo dia 5 de junho.

Além das duas maiores facções criminosas do Brasil, a nova lista também passa a incluir grupos como o Tren de Aragua, da Venezuela, e o Cartel de los Soles, ampliando o monitoramento internacional sobre organizações ligadas ao narcotráfico, tráfico de armas, lavagem de dinheiro e crimes transnacionais.

Segundo o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, o PCC e o CV são considerados “algumas das organizações criminosas mais violentas do Brasil”, destacando ainda que ambas possuem atuação internacional e redes criminosas que ultrapassam as fronteiras brasileiras.

A medida representa um endurecimento da política norte-americana contra facções e cartéis da América Latina. Com a classificação de terrorismo, os Estados Unidos poderão ampliar mecanismos de combate financeiro, cooperação internacional e aplicação de sanções contra integrantes e colaboradores dessas organizações.

Especialistas avaliam que a decisão pode gerar impactos diretos nas relações de segurança entre Brasil e Estados Unidos, além de aumentar a pressão internacional sobre o combate ao crime organizado no país.

Nos últimos anos, o PCC e o Comando Vermelho ampliaram sua atuação em rotas internacionais do tráfico de drogas, principalmente em países da América do Sul e da Europa, fortalecendo conexões com cartéis estrangeiros e organizações criminosas internacionais.

A decisão norte-americana reacende o debate sobre o avanço das facções criminosas brasileiras e os desafios enfrentados pelas autoridades no combate ao crime organizado.

Fonte: Jornal A Tarde

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2026 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp