O final de semana foi de caos para quem precisou utilizar o desvio na BR-101, por conta do fechamento da ponte do Rio Jequitinhonha. Motoristas e passageiros enfrentaram longas horas de espera, indignação e sensação de abandono.
As chuvas agravaram ainda mais a situação: veículos atolados, lama, falta de sinalização e filas quilométricas viraram rotina. Passageiros da Viação Águia Branca relataram estar há mais de 12 horas presos em um ônibus, sem água, sem assistência e com crianças a bordo. “Estamos no meio do nada, sem informação, é um descaso total”, contou um dos viajantes.
Em entrevista ao BATV neste sábado, 17, o superintendente do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara, confirmou que a ponte antiga será substituída.
O projeto de uma nova ponte — já prevendo a futura duplicação da BR-101 — deve ser contratado nos próximos 30 dias. O prazo mínimo de execução é de um ano.
Até lá, moradores e turistas continuam enfrentando um verdadeiro desafio para acessar cidades como Porto Seguro, Eunápolis e Itabela. O desvio improvisado segue como única rota, insegura, precária e perigosa.