Dr. Eunápio: um personagem fundamental para Eunápolis

Por: Teoney Guerra
06/05/2025 - 20:06:28

Por: Teoney Araújo Guerra*

     Dentre tantos personagens notáveis na história de Eunápolis, o Nossacara.com destaca, nesta data em que o município celebra os 37 anos da sua emancipação política e administrativa, um dos seus mais importantes vultos históricos: o Dr. Eunápio Peltier de Queiroz.

     O topônimo Eunápolis rende uma homenagem ao Dr. Eunápio - um engenheiro que foi secretário de Viação e Obras Públicas do Estado da Bahia -, pois é formado por EUNA de Eunápio, e PÓLIS do grego, que significa cidade: “cidade de Eunápio”, portanto.

    Transcorria o ano de 1954 – dia 07 de março -, e o Dr. Eunápio, titular da Secretaria, liderou uma comitiva de engenheiros e autoridades que visitou o então povoado que era denominado de Quilômetro 64, inaugurando uma etapa da obra da rodovia BA 02 – hoje, parte da BR 101 que corta o extremo sul baiano. Durante sus estada na povoação, o secretário percorreu algumas ruas e se reuniu com lideranças comunitárias e políticas, tendo ouvido uma reivindicação que propunha a ampliação da área do povoado. O secretário prometeu atender à reivindicação e cumpriu. 

     No dia 12 de maio daquele mesmo ano, o Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia adquiria cinco alqueires das fazendas Boa Nova e Gravatá, disponibilizando uma área para a expansão do então povoado. Na época, já havia conflitos entre os moradores e os proprietários das fazendas - que estavam localizadas nos limites da povoação -, devido a invasões dessas propriedades, uma vez que a área então disponível para o povoado se tornava pequena para abrigar a população crescente.

     Como era desejo da população, o povoado se expandiu. Ruas foram locadas, lotes demarcados e doados para a construção de casas. De acordo com depoimento prestado por José de Araújo Santana na publicação “Eunápolis”, esse trabalho de abertura de ruas e demarcação de lotes foi feito por ele, Araujão, José Domingos – topógrafo – e Antônio Lima Ribeiro. O responsável por todo o trabalho e a distribuição dos lotes, de acordo com outras fontes, foi Samuel Gomes Lima.

     Como se pode ver hoje, a região central da cidade – a partir da avenida Santos Dumont até a avenida Presidente Kennedy, e da BR 101 até a Paulino Mendes Lima - foi feita de forma planejada, com os quarteirões retangulares e as ruas largas.

     A compra desses cinco alqueires foi fundamental para o desenvolvimento e a expansão do povoado. Por isso, a iniciativa de homenagear do Dr. Eunápio no nome da povoação. Há informações divergentes sobre o criador do topônimo “Eunápolis”.  Manoel Wanderley dos Santos Nascimento, o Wanderley Nascimento, então funcionário da construtora Andrade Machado Ltda., empresa que construiu o trecho Mundo Novo ao Km 64, deixou registrado no original de um livro que não chegou a concluir, ter sido ele o autor. Porém, Alcides Lacerda também deixou registrado no seu livro, que o autor do topônimo foi José Araújo de Santana, o Araujão. Não informa, porém, como nem quando o Araujão teria criado essa denominação.  

De acordo com o original do livro de Wanderley, o Dr. Onildo Andrade, que era diretor e engenheiro da Andrade Machado, declarou, em conversa com ele, não gostar da denominação “Ibiapina”, que fora dado ao local, e teria pedido a ele, Wanderley, sugerir um nome novo: “veja se consegue colocar outro nome neste povoado”, teria pedido Onildo.  “Estávamos indo para a obra da ponte sobre o RIACHO GRANDE” – outra obra da qual participara -, escreveu Wanderley. Ainda de acordo com o original, Wanderlei teria parado um pouco e meditado, tendo respondido: “ótimo doutor, já tenho o nome”. O Dr. Onildo teria respondido: “diga velho, diga”. Wanderlei teria continuado: “vamos prestar uma homenagem justa aquele que eu considero como grande benfeitor do nosso povoado, pois, deu-nos paz e sossego”. E Onildo teria indagado a seguir: “quem?”. E Wanderlei teria dito: “o doutor Eunápio”. “Ótimo”, teria apoiado o engenheiro. “Vamos dar o nome de Eunápolis, que significa cidade de Eunápio”, teria sugerido, enfim, Wanderlei. A seguir, Onildo teria parado a caminhonete e abraçado Wanderley, dizendo-lhe: “maravilhoso, velho. Você é o tal; vamos voltar mais cedo hoje para você tratar disso”.

Na tarde daquele mesmo dia, Wanderley teria feito o que foi denominado de “Memorial”, um documento contando a sugestão do nome e um abaixo-assinado, contendo 50 assinaturas, que foi enviado ao Dr. Eunápio – não é citado como o documento foi enviado. Dias depois – o documento não especifica também, quantos dias depois -, ele, Wanderley teria recebido do Dr. Eunápio um telegrama com o seguinte teor. “Senhor Wanderley Nascimento. Sensibilizado agradeço-lhes meu humilde nome em tão futurosa localidade sobre auspiciosos troncos RODOVIÁRIOS. Abraço, EUNÁPIO PELTIER DE QUEIROZ”. Assim, Ibiapina – um topônimo que não pegou - se tornou Eunápolis.     

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2025 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp