Os reparos do DNIT na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi, no extremo sul da Bahia, forçaram a interdição parcial do local para transporte de cargas pesadas, uma emergência necessária e inevitável. As obras só vão começar no início de março, segundo o DNIT.
Os desvios de transporte de carga pesada e posteriormente de demais veículos (carros e ônibus) está sendo possível graças à importante estrada BA 658 e a ponte construídas pela Veracel Celulose em parceria com Governo do Estado, com pavimentação de terra (muito bem conservada, por sinal) e trechos asfaltados. Uma alternativa da maior impotânca para a mobilidade no caso dessa fatalidade com a ponte.
E tudo transcorre normal, sem maiores transtornos nem grande impacto para a economia do entorno. Seria muito pior sem a nova estrada da Veracel. Aí o custo seria preocupante e o tempo de viagem imenso.
Grandes cargas vindo do Espírito Santo via BR 101 acessam a BR 116 já a partir de Posto da Mata, com orientação da PRF. E passando por Itabuna também devem acessar a BR 116.
Tudo sob controle
Não há nenhum motivo para alarme, nem preocupação. Está tudo sob controle. Talvez lobistas do asfalto estejam de olho na oportunidade. Mas aquilo lá é uma situação temporária, emergencial diante do risco da ponte sofrer algum dano grave. Uma ação do governo federal digna de aplausos.
Desnecessárias são as críticas sem fundamento.
Por: Geraldinho Alves / Bahia40graus