Itamaraju - Há algumas décadas atrás, o mamão era amplamente cultivado nos estados do sul e sudeste, principalmente em São Paulo. Com a ocorrência da doença conhecida por Mosaico ou Mancha Anelar o cultivo de mamão nesses estados ficou inviável, migrando para os estados do Espírito Santo e Bahia.
A cultura do mamão chegou a ocupar uma área de 30.000 hectares cultivados no extremo sul da Bahia, mas na década de 90, um surto desta doença reduziu essa área para 12.000 hectares.
Como se trata de uma doença virótica e sem controle químico, o governo da Bahia baixou a portaria 086 de 17 de abril de 1998 que obriga o produtor a eliminar toda planta com sintoma da doença a fim de reduzir a área foco. O produtor que descumprir essa portaria terá sua propriedade interditada ficando sem poder colher e comercializar os frutos, até que seja feita a erradicação das plantas doentes, para não difundir a virose. O produtor pode responder processo por difusão de Pragas e Doenças com base no artigo 259 do Código Penal Brasileiro.
Neste final de semana uma carga com aproximadamente 13 toneladas de mamão foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal e destruída por fiscais da Agência de Defesa Agropecuária de Itamaraju (ADAB), já que a propriedade rural de onde teriam saído os frutos está interditada por tempo indeterminado. A propriedade rural localizada no município de Eunápolis está oficialmente interditada pois ficou constatado um índice de 60% de infestação da doença.
De acordo com Epaminondas Peixoto da ADAB de Itamaraju, esse pomar interditado, que não teve o nome revelado, constitui uma grande ameaça para a cultura do mamão por ser um foco de alta incidência da doença. O promotor da 2ª Promotoria Pública de Eunápolis, Dr. Dinalmari Mendonsa Messias já esta responsabilizando o produtor civíl e criminalmente.
A carga foi incinerada integralmente pelos fiscais da ADAB Dr. Epaminondas Peixoto e Dra. Flávia Fernandes com apoio da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar de Itamaraju.
Fonte: Site Teixeiranews
Fonte/Autor: Matéria do Site Teixeira News