 |
O eucalipto seria plantado a menos de 5 metros dos fundos da escola recém inaugurada. |
Os moradores da Avenida dos Navegantes, no bairro Itapoã, estão em estado de alerta com o possível plantio de um eucaliptal em sua rua. Segundo moradores, há cerca de quinze dias, uma empresa prestadora de serviços da Veracel Celulose – a KTM, iniciou um trabalho de limpeza no terreno, situado em toda extensão da Navegantes. O clima é de tensão e medo, já que, todo o entorno do bairro está ocupado pelo eucalipto. Segundo alguns relatos a incidência de escorpiões, cobras, lacraias e formigas aumentou em decorrência do avanço do eucaliptal.
Primeiro foi utilizado um produto químico para eliminação do matagal e |
Aqui vemos o terreno preparado com as covas já prontas para receber as mudas tendo ao fundo a escola. |
posteriormente abertura de valas e buracos para o plantio de mudas. A comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados (OAB) já esteve no local, realizando uma vistoria. Já os moradores se mobilizaram e na última semana cortaram todo o arame da cerca do terreno, numa tentativa de inibir o plantio. Também foi realizado um abaixo assinado repudiando a ação. O documento foi encaminhado a autoridades.
São vários os fatores negativos apontados pelos moradores, entre eles a poluição visual e a desvalorização das casas. A rua também pode vir a se tornar um local perigoso, transformando o eucaliptal em esconderijo de criminosos, é no acredita algumas pessoas, que não quiseram se identificar.
A rua ainda abriga a escola municipal Dom José Edson Santana Oliveira, recém inaugurada. A alguns metros dos fundos da escola é possível encontrar mais eucalipto. Fica a crítica a Veracel e a Secretaria de Meio Ambiente, a primeira por tamanho desrespeito e a segunda pela falta de fiscalização.
Fotos: Urbino Brito
Fonte/Autor: Luciana Oliveira