Pilotos põem o rádio na frequência errada e pousam o avião sem autorização da Torre

Por: Revista Aeroin
10/03/2023 - 06:10:22

Por: Carlos Ferreira*

Na manhã de 27 de fevereiro, um Boeing 767-300 da Austrian Airlines decolou do Aeroporto de Viena para o Canadá, perfazendo o voo OS-73, que seguiu normalmente até o Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau, de Montréal. Da aproximação final até o início, uma sucessão de falhas de procedimento gerou um risco desnecessário.

O problema começou depois que os pilotos resolveram pousar, mesmo sem terem autorização para tal, pois o contato com a torre de controle local não foi estabelecido. A Nav Canada, que gerencia o tráfego aéreo local, informou que o OS-73 não foi passado para os controladores da Torre de Controle.

Depois disso, a tripulação ainda usou uma frequência de rádio incorreta após liberar a pista e tentar se comunicar com os controladores no solo, como reporta a mídia local.

Apenas quando o avião começou a taxiar que os pilotos se comunicaram com o controle de solo, o qual finalmente liberou o Boeing 767 para estacionar. Nenhuma falha mecânica foi reportada e o pouso foi bem sucedido, mas uma investigação foi aberta. De acordo com as regras gerais de tráfego aéreo, os pilotos só podem pousar sem autorização em circunstâncias excepcionais.

Por ora, no entanto, não está claro quais circunstâncias levaram os pilotos a pousar sem autorização. Após o incidente, a equipe da Austrian Airlines informou que está investigando e reforçou que a segurança é sua prioridade máxima. A Nav Canada também abriu uma investigação para entender melhor as circunstâncias que levaram ao pouso não autorizado.

*Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp