Turbina eólica inovadora para uso doméstico chega ao mercado com capacidade de produzir 1.500 quilowatts-hora (kWh) de energia

Por: Click Petróleo e Gás
06/01/2023 - 21:55:25

Por: Valdemar Medeiros

The Archimedes, empresa com sede na Holanda, desenvolveu uma turbina eólica para uso doméstico. O modelo lembra um parafuso e seu principal destaque é a atuação silenciosa, sem ultrapassar os 48 dB.

As maiores e mais influentes inovações e descobertas da ciência acontecem quando projetos descomplicados se tornam objetos funcionais. Desta forma, a empresa The Archimedes, da Holanda, desenvolveu uma turbina eólica inovadora que pode ser instalada em residências convencionais, com capacidade para produzir 1.500 quilowatts-hora (kWh) de energia por ano com uma velocidade do vento de 5 m/s, isto é, 18 quilômetros por hora. O equipamento recebeu o nome de Liam F1 Urban Wind Turbine (UWT), um gerador de energia de moinho de vento inteligente.

Para se ter uma noção de sua grandeza, uma família utiliza cerca de  30 kWh por dia, ou 900 kWh mensais e 11 mil kWh por ano. Sendo assim, uma única turbina eólica Liam F1 poderia disponibilizar mais de 10% das demandas energéticas de uma residência em locais de vento médio a forte.

O maior modelo disponível no mercado possui o dobro do tamanho, gera mais energia, chegando a uma média de 7,5 kWh por ano, e é uma turbina eólica para uso doméstico com foco em abastecer muitas casas ao redor do mundo. O que é realmente incrível nesta turbina de energia eólica compacta é seu design inovador.

O rotor em forma de espiral ou parafuso do modelo sempre aponta na direção em que o vento sopra e transforma, em energia mecânica, toda a energia cinética gerada. A inspiração para o desenvolvimento da turbina eólica para uso doméstico vem do famoso princípio do parafuso de Arquimedes e do moinho de vento, uma das estruturas mais comuns na paisagem da Holanda.

Equipamento pesa cerca de 100 kg

A empresa responsável pela produção do equipamento ressalta que o mesmo é mais eficiente do que uma pá de hélice padrão e sua operação de baixo ruído é sempre mantida abaixo de 48 decibéis (dB), com isso, o silêncio é um dos pontos mais atrativos do equipamento, por conta de suas pás, produzidas por meio de folhas planas e produzem menos ruído.

A aparência geral da turbina eólica para uso doméstico lembra uma rosa que pode ser facilmente instalada nos telhados de qualquer edifício. O modelo, desenhado para instalações em telhados de casas e edifícios, conta com um diâmetro de apenas 1,5 metros.

No total, a turbina de energia eólica pesa 100 kg e a empresa ressalta que a tecnologia pode ser combinada com outras fontes de energia renovável, como a energia solar e sistemas de armazenamento de eletricidade. O objetivo final da empresa, com a turbina eólica para uso doméstico, é fazer com que as casas se tornem autônomas energeticamente ao unir outras fontes de energia.

Outras soluções sustentáveis envolvendo energia limpa e renovável

A empresa Power Collective, do Canadá, desenvolveu uma turbina de energia eólica para telhado que recebeu o nome de RidgeBlade, bastante conhecida por ser inovadora e eficiente simultaneamente. O equipamento da empresa é capaz de se encaixar perfeitamente no topo de telhados residenciais e comerciais.

O equipamento, que pode gerar energia renovável, fica quase “invisível” para várias pessoas, entretanto aproveita de forma eficiente a energia eólica para gerar energia elétrica. A superfície inclinada dos telhados é altamente aproveitada pela tecnologia para concentrar e direcionar o vento.

Em seguida, percorre a superfície do telhado formando um ponto de compressão no topo do telhado, impulsionando o fluxo de ar através da turbina. A velocidade do vento, à medida que volta para o topo do telhado, é três vezes mais forte do que o real vento ambiente, tornando-o um ótimo local para a produção de energia.

 

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp