
O Ato solene alusivo aos 19 anos de Emancipação do município de Eunápolis, realizado nesta quinta-feira 10/05 na Câmara de Vereadores, foi o ponto alto da sessão desta quinta-feira, na casa legislativa, que teve a presença do deputado estadual Carlos Gaban e autoridades da República Democrática do Congo: o embaixador, Mayola Ma Lulendo Baúdouim, a ministra Gima Biselenge Matondo Ginná e a conselheira Moumou Makela, além dos vereadores, do prefeito Robério Oliveira e da primeira Dama, e outras autoridades do município. 
O ato na casa legislativa fez parte da programação com que o município comemora a data da sua emancipação político-administrativa, tornando-se independente dos municípios aos quais pertencia: Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
Foi uma sessão ordinária, em razão da necessidade de se votar emendas ao Projeto de Lei Nº 006/2007 do Executivo, que previa o remanejamento e transposição de verbas entre contas do Orçamento para este ano. Porém, logo após essas emendas serem discutidas, votadas e aprovadas, o presidente Vasco Queiroz deu por encerrada a Ordem do Dia, dando início à parte festiva da sessão, com o seu próprio pronunciamento, que abordou a dívida que o nosso país tem com os países africanos, de onde vieram milhões de escravos para trabalhar especialmente na lavoura. Fez ainda um breve relato sobre a história de Eunápolis, desde os tempos do acampamento que deu início à povoação até a emancipação.
O deputado Carlos Gaban, representante de Eunápolis na Assembléia Legislativa fez uso da Tribuna a seguir. Falou das dificuldades financeiras enfrentadas pelas prefeituras em razão da má distribuição dos impostos pelo governo federal; aspectos administrativos e do sistema eleitoral, ressaltando a necessidade de se fazer uma nova lei eleitoral, e encerrou se congratulando com o município e seu povo pela passagem da importante data.
O embaixador congolês também falou aos presentes. Com a ajuda de uma tradutora, uma vez que fala o francês, saudou o município e o povo eunapolitano pela passagem de mais um aniversário da emancipação, além de discorrer sobre a amizade que une os povos africanos, em especial do seu país, e os brasileiros.
O prefeito Robério, além de dizer da sua satisfação pela comemoração dos 19 anos de emancipação, ressaltou sua alegria por ver a cidade progredir. Falou ainda da sua administração, das realizações e dificuldades que enfrenta, lamentando o atraso de repasses da Saúde por parte do governo federal, o que tem trazido transtornos à sua administração.
O vereador Claudionor Nunes, também discorreu sobre a história do município, enfocando nomes e fatos importantes da sua história. Em seguida, a assessora técnica da Secretaria Municipal de Ação Social, Léia Santin e a primeira Dama, Cláudia Oliveira, fizeram ainda algumas considerações sobre a administração municipal, distribuiu o Manual de recursos da Comunidade e citou diversas realizações da Secretaria de Assistência Social.
O presidente encerrou a sessão, voltando a fazer algumas considerações sobre os festejos da emancipação, e os esforços que estão sendo desenvolvidos pelo prefeito Robério para fazer melhorias administrativas, conclamando ainda, autoridades e povo a se unirem em prol do desenvolvimento de Eunápolis.
Os representantes da República Democrática do Congo foram homenageados recebendo placas comemorativas pela sua estada na cidade.
Fonte/Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Eunápolis