O relacionamento abusivo eleva consideravelmente as crises de ansiedade: entenda!

Por: Júlia Pautas
25/11/2022 - 19:51:04

Danos psicológicos de uma relação abusiva

Todos nós temos ansiedade. A ansiedade é um sentimento normal, quando associada a situações que nos provoca grande expectativa ou medo, como o dia anterior a uma viagem tão esperada, ou o medo de enfrentar uma cirurgia.

Nestes casos, a ansiedade não passa de uma questão fisiológica e psicológica, indicando que a situação que irá enfrentar será de grande dificuldade.

No entanto, a ansiedade passa a ser um problema quando ela ocorre de forma generalizada com uma preocupação sempre excessiva e um sentimento de apreensão que difícil controle, que pode ou não ter um motivo, levando a irritabilidade, dificuldade de concentração, insônia, fadiga, e muitos outros sintomas.

Nesse sentido, o gerador do transtorno de ansiedade pode vir de muitas direções, como relações familiares ou amorosas. Está última, se agrava ainda mais quando se trata de uma relação abusiva.

Muitas pessoas associam uma relação abusiva a uma agressão física, entretanto muitas outras formas de violência também pode ser considerado um abuso, como a violência financeira e psicológica.

A violência psicológica sofrida nessas relações inclui comentários constantes que toquem no ponto fraco de uma pessoa, como críticas a sua aparência, forma de fazer as coisas e maneira de se vestir.

Junto a isso, surge também a pressão excessiva e a intimidação para que a pessoa que é abusada supra com o desejo do abusador.

Tudo isso é o pacote completo para que ocorra as crises de ansiedade. E durante essas crises, recorrentemente quem é abusado parte para uma válvula de escape, como o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas, tabagismo, compras excessivas na internet, e até assinatura de sites adultos, como o OnlyFans.

Há também o Meu Rubi, um site para quem quer ter um relacionamento com sugar baby. Entre outros sites, há muitas opções para quem quer se relacionar. Então, é possível conhecer pessoas em qualquer lugar atualmente e nem sempre reconhecer sua verdadeira face ou atitudes abusivas.

Dados indicam que o Brasil está na 5° posição dos países que mais possuem casos de feminicídio, que é a morte de mulheres movidas em sua maioria machismo. Além do mais, pesquisas têm indicado que a cada 5 mulheres, pelo menos 3 já vivenciaram ou estão passando por violência em sua relação.

Esses dados só colaboram com o fato da ansiedade e depressão ser ainda maior no público feminino.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp