O relacionamento tóxico tem cura?

Por: Júlia Pautas
13/05/2022 - 09:49:00

Um relacionamento amoroso é um status de vida que envolve compartilhar não apenas os momentos felizes, mas também as tristezas e dificuldades. Mais do que somente compartilhar os bons momentos, num relacionamento verdadeiro os parceiros sabem que o outro é um porto seguro com o qual podem contar nos momentos de dificuldade. 

Nenhum relacionamento é livre de falhar, óbvio. Qualquer convívio entre pessoas tem as suas dificuldades. Entretanto, se existe realmente vontade de compartilhar a vida, as pessoas vão permanecer juntas. . 

Porém há relacionamentos com problemas maiores do que a maioria. São relacionamentos em que um dos parceiros atrapalha o crescimento do outro, ao invés de contribuir para a sua evolução. O parceiro agredido se torna, de certa forma, enclausurado na relação. Perde a sua individualidade e passa a ser uma espécie de extensão do parceiro agressor. 

O relacionamento tóxico se apresenta de muitas maneiras. A falta de honestidade é uma delas. Se alguém trai o outro, possuindo uma amante ou atuando no mundo sugar, esse é um dos motivos que indicam a existência de um relacionamento desta maneira. 

O ciúme também é uma característica sempre presente nos relacionamentos tóxicos. Normalmente decorrente da insegurança de um dos parceiros, ele se apresenta de uma maneira agressiva, tentando controlar a vida do outro nos seus mínimos detalhes. 

Fica então a questão: é possível encontrar uma cura num relacionamento tóxico? A resposta fácil é que depende. Depende do quanto o parceiro agredido está disposto a lutar pela manutenção da relação, uma vez que o esforço de mudança nunca vai partir do agressor. 

A conversa é sempre a primeira opção, porém, dependendo da forma como se encontra o relacionamento, pode não ser suficiente. Uma terapia de casal pode ser uma forma interessante de conseguir alguma melhora. Conseguir convencer o parceiro agressor a comparecer num psicólogo também é uma ótima forma de tentar alguma mudança.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp