Veja a escala real do Sistema Solar com animação feita por um astrônomo

Por: Portal TecMundo
10/05/2022 - 07:25:00

Por: Acácio Moraes - via nexperts

Em geral, é difícil compreender a dimensão real de números muitos grandes. Isso fica evidente principalmente quando falamos de astronomia. Nesse campo, volumes, velocidades e distâncias não são sequer medidos em unidades do nosso cotidiano. Você tem alguma ideia do tamanho do Sistema Solar, por exemplo?

Portanto, às vezes, colocar as coisas em escala, ajuda. Foi isso que fez James O'Donoghue, astrônomo e divulgador científico. O especialista animou todos os planetas do Sistema Solar e o Sol em escala de tamanho e de velocidade de rotação.

O resultado é impressionante, mesmo para aqueles que estão acostumados com os tamanhos relativos entre os planetas. Para comparação, a Terra tem 12 mil quilômetros de diâmetro e leva praticamente 24 horas para girar em torno do próprio eixo.

Estamos no maior planeta da nossa vizinhança próxima, ganhando ligeiramente em tamanho de Vênus. Também é possível notar a grandeza da nossa lua, maior que planetas anões como Plutão.

Alcançando os gigantes gasosos, porém, começamos a nos impressionar com as escalas. O par Urano e Netuno tem praticamente quatro vezes o diâmetro do nosso planeta cada - cerca de 50 mil quilômetros. Já em Saturno, o valor chega a 120 mil.

Mas é Júpiter, porém, rouba a cena. Com um diâmetro de 140 mil quilômetros, é mais de dez vezes maior do que o nosso planeta. E a sua velocidade de rotação impressiona. Enquanto aqui, completamos uma rotação completa em um dia (24h), o gigante gasoso leva apenas 10 horas para dar um giro completo.

No final do vídeo ainda somos presenteados com o Sol. Nossa estrela tem 1,39 milhão de quilômetros de diâmetro. Esse valor é cerca da 10 vezes o de Júpiter e uma centena de vezes o da Terra.

Segundo diz o astrônomo em seu twitter, o vídeo já bateu os 12 milhões de visualizações. O nome de Jupiter chegou a entrar nos trending topics da rede social. No YouTube já são mais de 500 mil visualizações (nem de perto o diâmetro em quilômetros do Sol).

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp