Rede Brasil do Pacto Global da ONU lança Guia de Boas Práticas Anticorrupção da Agroindústria

Por: Ascom / VERACEL
19/04/2022 - 08:50:18

Veracel participou da elaboração do Guia, que foi construído em conjunto pelos membros da Ação Coletiva do Setor da Agroindústria, da qual a companhia faz parte

O objetivo é mobilizar a Agroindústria, em diferentes frentes de atuação, para consolidar um ambiente ético e saudável, com integridade e livre de corrupção.

Eunápolis, 18 de abril de 2022 – A Veracel, indústria de celulose sediada em Eunápolis, no Sul da Bahia, participou da elaboração do Guia de Boas Práticas Anticorrupção na Agroindústria, que está sendo lançado pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Produzido por 17 empresas do setor agroindustrial, o material foi elaborado em conjunto por 44 membros da Ação Coletiva do Setor da Agroindústria, da qual a empresa faz parte.

O Guia está sendo lançado neste mês em que são celebrados cinco anos do Programa de Integridade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para falar desta publicação e sobre “Integridade e Combate à Corrupção no Setor Agroindustrial”, será realizado um painel de discussão que contará com a participação dos membros que compõem a Ação Coletiva, do Mapa e demais convidados. O evento online será realizado hoje (18), das 10h às 11h30, no Canal do Youtube do Mapa.

Os oito temas abordados no Guia foram selecionados após a realização de um mapeamento de riscos de corrupção e compliance nos seis segmentos representados na iniciativa, que são: cítricos; insumos; papel e celulose, proteína; proteína animal; e sucroalcooleiro.

Desde o ano passado, a Veracel participa desta Ação Coletiva e da elaboração do Guia, atuando na construção conjunta dos materiais, sendo esta a primeira grande entrega do grupo. O Guia estará disponível para download no site oficial da Rede Brasil do Pacto Global. A Ação Coletiva também inaugura sua página digital, onde será possível saber mais sobre o tema e como fazer parte desta iniciativa, que permanece aberta para novas adesões.

Sobre a Ação Coletiva do Setor da Agroindústria

A agroindústria representa o setor mais relevante em termos de atividade econômica no Brasil. A soma dos bens e serviços gerados no agronegócio atingiu 1,55 trilhão de reais (aproximadamente 300 milhões de dólares) ou 21,4% do PIB brasileiro. Especialmente no nível local, as empresas desempenham um papel central, gerando receitas e empregos - sendo, portanto, também um interlocutor privilegiado com as autoridades locais, com notável potencial de transformação da realidade local.

Diante dos desafios do setor nos últimos anos relacionados à sua reputação e à sua credibilidade, as empresas reforçaram seu compromisso com ações que promovam e fortaleçam a ética e a integridade dos negócios com iniciativas concretas como a Ação Coletiva do Setor da Agroindústria que, iniciada em 2019/2020, tem como objetivo mobilizar o setor em diferentes frentes de atuação para consolidar um ambiente ético e saudável, com integridade e livre de corrupção, criando um estímulo à defesa da concorrência justa para gerar novas oportunidades de negócios em bases sustentáveis.

Seu propósito é fornecer orientações e compartilhar boas práticas para empresas e diferentes organizações do setor com o intuito de ser uma ferramenta educativa e de conscientização, contribuindo para o combate à corrupção e a promoção da integridade no Brasil.

Uma Ação Coletiva não são empresas individuais discutindo o que estão fazendo sobre a corrupção, mas sim um esforço coletivo sustentado — idealmente, com uma visão compartilhada — em que estratégias e metas claras foram definidas por seus membros para criar mudanças impactantes no ambiente de negócios. Ao todo, são 16 empresas do setor agroindustrial, que se uniram à Rede Brasil do Pacto Global para desenvolver esta ação.

Durante o seu primeiro ano de atuação, em 2021, foram realizados 11 encontros, que resultaram na produção voluntária deste guia específico para o setor da agroindústria, que contou ainda, com a participação do Mapa e da secretaria da Rede Basil do Pacto Global.

A Ação Coletiva faz parte do Projeto Escalando as Ações Coletivas Anticorrupção nas Redes Locais do Pacto Global financiado pela Terceira Rodada da Iniciativa de Integridade da Siemens com duração de 4 anos (2019-2023). Por ser uma ação global, as redes locais da Ucrânia, Índia e Quênia também participam do projeto.

Serviço

Lançamento do Guia de Boas Práticas Anticorrupção da Agroindústria
Painel:
Integridade e Combate à Corrupção no Setor Agroindustrial
Data: 18 de abril de 2022
Local: 100% online via Canal do Youtube do Mapa
Horário: das 10h às 11h30
Para saber mais contate: acoescoletivas@pactoglobal.org.br

Sobre a Veracel Celulose                

A Veracel Celulose celebrou 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.

Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.

Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!

Informações para a imprensa:

Adriana Vera e Silva (11) 3185-9929 adriana.vera@fleishman.com.br  
Lia Mara Sacon (11) 3185-9922 liamara.sacon@fleishman.com.br   

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp