ATENÇÃO: Serra do Marçal está liberada para tráfego, mas exige cuidados redobrados

Por: Sudoeste Digital
31/12/2021 - 09:39:06

https://sudoestedigital.com.br/

Dias depois de ter sido interditada totalmente e depois parcialmente, por causa de pelo menos 30 pontos de deslizamento de terra e pedras, a Serra do Marçal, na BA 263, entre Conquista e Itambé, foi liberada nesta sexta-feira, 31, para o tráfego em geral, nos sentidos de descida e subida, em seus 7 km de extensão.

Apesar de o trecho ter sido considerado seguro no momento, alguns cuidados devem ser observados, já que a serra é marcada por curvas fechadas, além do intenso vai-e-vem de veículos em direção às praias do sul e extremo sul da Bahia e sentido oposto, para Conquista e demais cidades do Sudoeste.

Uma das curvas mais temidas é a conhecida “curva da estátua”, que ganhou esse nome graças ao obelisco com o busto do ex-presidente Getúlio Vargas. “A Serra do Marçal é bem tortuosa, impossível de parar para visitar ou admirar a beleza em segurança, mas quando você desce, indo de carona, observa que a vista da serra é bonita”, conta José Lima de Oliveira, 55 anos, estudante.

Em outros pontos faltam guard-rails, geralmente destruídos por veículos que se envolvem em acidentes frequentes. A Serra ficou marcada por diversos deles, como em 2003, quando 20 pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas quando o motorista de um ônibus de turismo, que viajava de Brasília para Porto Seguro, perdeu a direção e caiu em uma ribanceira de 25 metros de altura na altura do km 26 da BA-263. A curva do acidente fatal é conhecida como “Gameleira”.

O recomendado é verificar os sistemas de segurança do veículo e trafegar com atenção, ainda mais após o período chuvoso, com a pista escorregadia. Placas indicam os cuidados e os limites da estrada.

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2022 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Brito Santos Comunicações e Publicidades Ltda.
CNPJ: 12.652.562/0001-07 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp