Veracel Celulose participa do lançamento do Fundo Ambiental Sul Baiano

Por: Ascom / VERACEL
08/04/2021 - 17:03:34

O Fundo será gerido e monitorado pelo Fórum Florestal da Bahia e seus parceiros visando financiar projetos técnicos com temas de agroecologia, conservação e restauração na Mata Atlântica

Eunápolis, 08 de abril de 2021 - A Veracel, empresa de celulose localizada no Sul da Bahia, participou do lançamento do Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB), ocorrido na última semana. A iniciativa será gerida pelo Fórum Florestal da Bahia, por um investidor internacional e pelo New Generation Plantation (NGP) para o apoio técnico. O objetivo do fundo será impulsionar ações locais focadas no desenvolvimento sustentável, com temas voltados a agroecologia, proteção e restauração de áreas degradadas. A Veracel faz parte do Fórum Florestal da Bahia e participará do comitê de acompanhamento e monitoramento dos projetos, que serão executados no sul da Bahia.
 
A Veracel foi contemplada com a cadeira da iniciativa privada no comitê de acompanhamento dos projetos devido à sua participação no Fórum Florestal da Bahia e à sua atuação na proteção da biodiversidade e no desenvolvimento do Sul da Bahia. Os projetos que poderão ser apoiados pelo FASB devem ter temas de agroecologia, conservação e restauração na Mata Atlântica .
 
"Há 16 anos, o Fórum Florestal da Bahia discute as questões referentes à silvicultura e aos interesses sociais e ambientais do nosso território, associando a conservação do bioma de Mata Atlântica com importantes arranjos produtivos, a restauração da biodiversidade e o desenvolvimento da agricultura familiar. Com o Fundo, iniciamos um novo grau de maturidade desse arranjo, fortalecendo ainda mais o capital social do nosso território e criando uma nova forma de pensar e realizar essa governança", destaca Renato Carneiro, diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Veracel. "Essa é uma importante oportunidade para identificarmos e trabalharmos uma agenda comum em benefício da proteção da biodiversidade, da agricultura e do desenvolvimento da região. Tenho esperanças de que, daqui a alguns anos, possamos celebrar os resultados desta iniciativa e ser exemplo a outros estados do país", finaliza.

O Fundo vai atuar em uma área na qual estão localizados 23 municípios, uma região que tem como destaque atividades econômicas como cultivo do cacau, agricultura familiar, silvicutura, café, pecuária e turismo, nos quais vivem 1,1 milhão de pessoas. Com o FASB, o Fórum Florestal da Bahia, que atualmente acompanha as mudanças no uso do solo na região, vê o desenvolvimento do território com projetos que estão diretamente alinhados com um plano de ação elaborado em 2016, e que aguardava a adesão de novos agentes financiadores para que ações concretas fossem executadas.
 
"Eu fico muito feliz de fazer parte deste Comitê, acho que estamos dando um passo grande para o desenvolvimento do nosso território. Não tenho dúvidas que vamos ter muitos desafios e aprendizados, mas tenho certeza de que passaremos por isso buscando o melhor para nossa região e para o desenvolvimento das pessoas. Conectar pessoas e florestas será o nosso maior desafio e também um dos grandes geradores de transformações positivas no meio socioambiental em que estamos inseridos", afirma Virginia Londe de Camargos, coordenadora de Estratégia Ambiental e de Gestão Integrada da Veracel.
 
O Fórum Florestal é um canal de diálogo que tem como objetivo identificar agendas comuns entre empresas do setor florestal, organizações não governamentais, organizações sociais, instituições de pesquisas e órgãos governamentais de regulamentação e preservação, incentivando ações efetivas, para a conservação e a restauração do meio ambiente e também para a geração de benefícios tangíveis para a sociedade. Confira mais informações em http://www.forumflorestal.org.br/.
 
Sobre a Veracel Celulose
 
Fundada em 1991, com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é fruto da parceria entre duas grandes empresas do setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da companhia, detendo, cada uma, 50% das ações. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região. Com uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas, a empresa gera 3.191 empregos próprios e de terceiros.
 
A Veracel Celulose tem compromisso com as pessoas - colaboradores, parceiros e comunidades. A empresa busca sempre contribuir com a qualidade de vida regional, a partir do apoio e do desenvolvimento de ações culturais, sociais e econômicas que beneficiam a região. Além disso, a preocupação com a conservação ambiental faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia.
Informações para a imprensa:
 
Aline Araújo (11) 3185 -9914 aline.araujo@fleishman.com
Adriana Vera e Silva (11) 3185-9929 adriana.vera@fleishman.com.br
Lia Mara Sacon (11) 3185-9922 liamara.sacon@fleishman.com.br
Rodovia BA 27205, km24 Fazenda Brasilândia - Eunápolis - Bahia - CEP 45820-970 - Tel.: (73) 3166-8000 - www.veracel.com.br
 
PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp