“Feliz aquele transfere o que sabe e aprende o que ensina”

Por: Jota Mendes
15/10/2020 - 10:56:20

Hoje é dia do professor, aquele profissional que forma todos os profissionais, inclusive o professor, porque até o professor, foi aluno um dia e também precisou de um professor.

Não há profissionais que nunca tenha precisado de um professor.

A frase tema da minha reflexão de hoje é de autoria da professora Cora Coralina, que eu concordo plenamente, como diria o ditado popular “concordo em gênero número e grau”.

Se você não consegue transferir o que sabe, jamais será professor, se não aprende com o que ensina, também não pode ser professor, pois, ser professor é isso, transferir o que sabe, ao mesmo tempo que aprende o que ensina.

Minha primeira professora me ensinou a soletrar, como diria antigamente me ensinou o B A BA, até hoje eu ensino as crianças que tenho contato a soletrar como a melhor forma de aprender a ler.

Quando você aprende a juntar as sílabas, nunca mais você esquece, eu aprendi a soletrar na escola e só fui aprender juntar as sílabas na rua.

Ensinar é um sacerdócio, precisa de devoção, dedicação e cuidado.

Todo professor dar mais daquilo que sabe, do que daquilo que aprendeu.

O professor esforçar-se para ensinar e fica triste quando percebe que o aluno não aprendeu a lição.

Antigamente o professor costumava tomar a lição uma vez por semana, se você não aprendesse, era o último a sair da sala de aula, isso quando não era o próprio colega que fazia e quem não aprendia levava bolo de palmatória, que de doce não tem nada, ninguém queria ficar por último, nem levar palmatória na mão.

Por isso que “a primeira lição a gente nunca esquecia, era a oportunidade de livrar-se do castigo.

Valorize o seu professor, com ele você aprende lições para toda vida, é melhor aprender com o professor, que aprender com a vida, a vida é muito mais cruel que o professor, que na verdade não é cruel, é zeloso.

Quero finalizar minha homenagem aos professores homenageando duas professoras que são minhas irmãs e fazem parte da minha vida, a professora Jovaneide e a professora Maria Dajuda.

Quero também lembrar de todos os professores que sofreram comigo na sala de aula em nome do professor José Archangelo Deppizol, meu eterno professor.

Não posso esquecer que sou casado com uma professora, minha homenagem à minha esposa Ingridy Carvalho.

Feliz dia do Professor.
Por: Jotta Mendes

Um repórter em defesa do professor

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp