Banco do Brasil é parceiro da APAE no projeto de estimulação precoce

Por: Ascom / Banco do Brasil
18/09/2020 - 13:46:54

No dia 15/09/2020 foi realizada na sede da APAE Eunápolis uma reunião com as famílias atendidas pela APAE no "Projeto de Estimulação Precoce", juntamente com a Diretoria e Técnicos da Instituição e o gerente do Banco do Brasil, Sr. Maurício Barbosa, voluntário da APAE Eunápolis. O referido projeto busca estender o atendimento especializado a crianças com deficiência, diagnosticadas o mais precocemente possível, permitindo a redução de danos e minimização das sequelas, proporcionando uma maior qualidade de vida as mesmas bem como um maior envolvimento e comprometimento das famílias, no intuito de alcançar o desenvolvimento máximo que cada bebê/criança, por meio de atividades que estimularão suas habilidades socioafetivas e cognitivas, desde o nascimento até os 06 anos de vida, preparando os pais e ou responsáveis para intensificar as ações no ambiente doméstico.

O projeto teve o apoio da Justiça Federal de Eunápolis e da 2a Vara Criminal de Eunápolis, que auxiliaram na aquisição dos equipamentos e reforma do prédio da APAE. Entretanto o projeto necessitava de um item essencial para seu pleno desenvolvimento: a contratação de uma equipe profissional habilitada a atuar e colocar em andamento os atendimentos às crianças em idade abaixo de 6 anos, que não disporiam de outra alternativa de tratamento e estimulação para melhorar sua condição geral, visto que não há no município nenhuma outra instituição pública que tenha a adequada condição de atender essas crianças. Quase todas as crianças pertencem a famílias de baixa renda, sem acesso a planos de saúde ou em condições de custear o tratamento na rede privada, que demandaria um elevado investimento para ter o atendimento por uma equipe multidisciplinar como a existente no projeto.

Nesse ponto a parceria do Banco do Brasil de Eunápolis, através do Programa Voluntariado BB se mostrou fundamental. No final do ano de 2018 o Voluntariado BB alocou o valor de R$40 mil através do Fundo Infância e Adolescência – FIA, numa doação via Fundo da Infância e Adolescência – FIA e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Essa doação possibilitou o custeio dos profissionais que atuaram no ano de 2019, atendendo cerca de 40 crianças. Para o ano de 2020, novamente o Voluntariado BB repetiu a doação dos R$40 mil, dando condição de manter os atendimentos por parte da equipe de profissionais, agora para 50 crianças. A equipe é composta de 2 Assistentes Sociais, 2 Psicopedagogos, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional, que neste ano de 2020 – mesmo com o cenário de pandemia – irão realizar cerca de 2.300 atendimentos, tendo em vista que a cada visita à APAE, cada criança é atendida por praticamente todos os profissionais, numa abordagem integrada.

 

Inicialmente pensado para atender as crianças que foram afetadas pelo Zika Vírus, em pouco tempo a APAE identificou que diversas outras situações também eram passíveis de atendimento, como crianças com prematuridade, autismo, deficientes visuais, portadoras de hidrocefalia, microcefalia, paralisia cerebral, síndrome de down, entre outras condições que afetam o desenvolvimento psicomotor e trazem prejuízos ao desenvolvimento. Com as ações desenvolvidas logo na 1a infância (de 0 a 6 anos), as crianças atendidas obtêm uma série de benefícios como: evolução no crescimento físico e melhoria das funções corporais; desenvolvimento da destreza e coordenação psicomotora; evolução da capacidade cognitiva; progressão nas habilidades de comunicação; desenvolvimento da autonomia, confiança, autoestima e interação com a família e a comunidade; também a aceitação e preparação da família para saber lidar com as dificuldades cotidianas relativas ao desenvolvimento da criança, bem como o acesso aos direitos sociais, através de atendimento socioassistencial.

A realização dessas ações de estimulação precoce logo na 1a infância tem como resultado uma redução das sequelas das deficiências que, quando não tratadas ou tratadas tardiamente, poderiam comprometer o desenvolvimento geral dessas crianças. Dessa forma, possibilita-se uma significativa melhoria na qualidade de vida das mesmas proporcionando um desenvolvimento mais próximo do esperado para uma criança sem deficiência e as prepara para no futuro terem condições de se inserirem de maneira mais plena na sociedade. Também traz significativos ganhos para as famílias envolvidas, pois com o aumento da autonomia dessas crianças, especialmente as mães conseguem reduzir o tempo necessário para os cuidados básicos delas – somente quem cuida de uma criança especial sabe o quanto de esforço, amor e dedicação são necessários – podendo assim dar atenção aos outros filhos, marido, aos seus afazeres profissionais, domésticos, se empoderar, melhorar a autoestima e dar novo significado a sua vida.

Por: Antônio Maurício Freire Barbosa
Gerente Geral UM
(73) 4003-3001 / (73) 99974-0385
mauriciofbarbosa@bb.com.br
Banco do Brasil S/A
Agência Eunápolis - Eunápolis BA
age0792@bb.com.br

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp