Foto:
Leia esse artigo e aprenda a ver o que fazer nessa situação
Por: Luana Pereira
O ditado diz "uma vez infiel, sempre infiel". Mas sempre é verdade? Um infiel sempre trai? E você deveria perdoar seu namorado por trair e tentar salvar o relacionamento? As respostas podem surpreendê-lo…
Primeiro, vamos ver os dados. Estudos repetidos mostram que, mesmo entre casais, a traição é relativamente comum: cerca de 22% dos homens e 13% das mulheres traem.
Nos casos de relacionamentos mais antigos, não é incomum a mulher descobrir que o seu marido se tornou sugar daddy de uma ou mais meninas mais novas. Um verdadeiro golpe na autoestima delas.
Segundo estudos recentes, mesmo os parceiros que se descrevem como "felizes" com o casamento têm casos.
Isso não faz bem a traição, mas é importante entender que, se você foi traído, não está sozinho. Muitas mulheres foram submetidas a traição em um relacionamento e conseguiram seguir em frente com ou sem o parceiro.
Mas e os infiéis? Um estudo de infidelidade em série pelos arquivos do comportamento sexual analisou 484 pessoas através de múltiplos relacionamentos.
O estudo constatou que aqueles que relataram traição - definidos aqui como sexo fora de seu relacionamento - no primeiro relacionamento registrado tinham três vezes mais chances de relatar traição em seu próximo relacionamento, quando comparados aos que não relataram traição no primeiro relacionamento.
Você deve perdoar um infiel?
Enquanto muitos se reincidem, isso não quer dizer que a maioria dos infiéis são reincidentes. Existem muitos fatores que afetam a probabilidade de traição repetida. E, infelizmente, não há muita pesquisa sobre esse assunto. Portanto, a verdade é que "uma vez infiel, sempre infiel" ainda está em debate.
Isso significa que não há como garantir que seu parceiro não traia novamente. Mas aqui estão alguns insights de especialistas em relacionamento sobre como avançar se você foi traído.
Remorso genuíno é sinal de mudança
Se você está tentando decidir se pode confiar em seu parceiro novamente, precisa procurar remorso genuíno pelas fraudes deles. Isso vai além de apenas um pedido de desculpas. Eles precisam mostrar que se arrependem de suas ações e estão tomando medidas para mudar seu comportamento.
Isso significa assumir a responsabilidade pelo que aconteceu. Eles precisam admitir o que fizeram, trabalhar para entender como isso o machucou e expressar remorso por suas ações.
Eles precisam ter um plano para evitar traição no futuro e fazer um esforço para corrigir o problema subjacente que a levou a trair.
Intenção é importante
Você tem que ter o desejo de fazer isso funcionar ou é tudo por nada. Portanto, o remorso precisa ser apoiado por uma ação que mostre desejo e evidência de mudança.
É fácil expressar remorso, mas outra coisa é seguir esse remorso para fazer uma alteração.
Isso parece diferente em diferentes relacionamentos, mas é altamente recomendável casais ou aconselhamento individual.
As circunstâncias importam
As circunstâncias específicas da traição determinam sua gravidade e probabilidade de serem repetidas.
Primeiro, veja por que seu namorado traiu. Novamente, nada disso justifica seu comportamento, mas uma compreensão mais sutil do que levou ao incidente ou incidentes ajudará a avançar.
Existem várias motivações possíveis para trair e cada uma resulta em um tipo único de caso.
Vingança: Muitas vezes, os parceiros traem na tentativa de prejudicar o parceiro. Se esse for o caso, geralmente é uma coisa única e eles estão tentando ser pegos.
Isso é muito doloroso, destrutivo e nunca é uma boa maneira de lidar, mas há um pequeno consolo - já que eles estão traindo em um esforço para machucá-lo, pelo menos você sabe que eles ainda se preocupam com o que você sente.
Enquanto o amor se tornou torcido e deformado, pelo menos ainda está lá. Cabe a você decidir se pode perdoar e seguir em frente.
Crescendo à parte: Esse é um motivo comum de infidelidade. Nesse caso, seu namorado está traindo ou para sentir um pouco da intimidade que está faltando em seu relacionamento ou está tentando fazer com que você se irrite e faça você lutar por ele. Novamente, isso não é justificável, mas pode ser um alerta que pode salvar seu relacionamento de uma morte lenta.
Um erro: é a traição das comédias românticas, onde o álcool, a paixão pelo trabalho e uma conferência fora da cidade se reúnem em uma tempestade perfeita que culmina em uma noite de paixão lamentável.
Enquanto isso ainda dói, pode ser a forma mais fácil de trair perdoar e seguir em frente, porque isso só aconteceu uma vez e eles o admitiram. É muito mais difícil consertar um caso de pleno direito.
Vício em sexo: Embora frequentemente seja usado como desculpa para justificar a infidelidade, o vício em sexo é uma doença real com consequências reais.
Se seu namorado traiu devido ao vício em sexo, esse será um caminho difícil para a recuperação, que exigirá tratamento dos problemas subjacentes que levaram ao vício.
Procurar ajuda profissional é VITAL nessa situação.
Fuga: Muitas pessoas terão um caso na tentativa de terminar seu relacionamento.
Isso é típico para homens que têm problemas para expressar suas emoções. Você saberá que esse é o caso se eles se concentrarem no negativo e, em vez de tentarem consertar o relacionamento, eles usarem a infidelidade como uma desculpa para encerrá-lo.
Isso não é corrigível por um motivo: eles não querem consertar.
Outro fator que afeta sua capacidade de perdoar é como você descobriu o caso.
Esse é um fator-chave para você confiar ou não no seu namorado novamente. Se ele admitiu isso por causa de sua culpa, isso mostra remorso e desejo de mudar. Por outro lado, se você o pegou traindo ou descobriu sobre alguma outra maneira, a confiança será muito mais difícil de reconstruir.
Veja sua história
Depois, há a história dele. Conforme abordamos, um histórico de traição é um bom indicador de que a traição continuará. Dito isto, isso é facilmente oculto, por isso é muito mais difícil levar em consideração.
Outra consideração que você deve fazer é qual o estado do seu relacionamento antes de trair.
Basicamente, há quanto tempo vocês estão juntos, quão próximos estão e o que o futuro reserva para vocês dois. Se vocês dois estão juntos há muito tempo e se afastam, às vezes isso pode realmente ser um indicador da possibilidade de mudança.
Se ele te traiu quando tudo estava perfeito, você precisará pensar seriamente. Porque isso significa, apesar das aparências, ou há algo quebrado no relacionamento que estava acontecendo sem ser visto, ou ele tem um problema pessoal que está escondendo de você.
Isso precisa ser resolvido se você seguir em frente.