Foi realizado na última sexta-feira (01) em todo o Brasil o 4º Comando de Saúde Preventivo 2006. Tais ações visam detectar e alertar motoristas profissionais sobre alterações nos parâmetros de saúde que podem prejudicar ou impedir a condução de veículos automotores. A iniciativa também pretende educar e orientar motoristas profissionais quanto a questões relacionadas à saúde no trânsito, bem como obter indicadores estatísticos acerca do perfil de saúde dos motoristas profissionais. Todas as ações têm como objetivo final inibir a ocorrência de acidentes nas rodovias.
O comando também foi realizado em Eunápolis através de uma parceria entre
a Policia Rodoviária Federal (PRF), SEST/SENAT, Secretaria Municipal de Saúde e SAMU. As entidades aproveitaram a oportunidade também para reforçar a campanha do Dia Mundial de Luta contra a AIDS entre os motoristas. Durante o evento os motoristas eram submetidos a avaliação de massa corpórea, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e também eram entrevistados, respondendo questões acerca de sua saúde e profissão. Os motoristas que apresentaram variação significativa dos índices de saúde foram medicados ou orientados a procurar uma avaliação de saúde mais completa.
Do universo de motoristas abordados em Eunápolis a PRF constatou que 76,7% dos motoristas profissionais têm carga horária diária excessiva; já 27,6% já se envolveram em acidente e 60,3% apresentou hipertensão arterial. Peso acima do normal e níveis altos de glicose também foram constatados. Ainda 30,3% declarou que faz uso de bebida alcoólica e 26,7% que é fumante.
Informações e fotos desta matéria são da PRF-Eunápolis Fonte/Autor: Luciana Oliveira