Acompanhe as datas em que a Lua cheia aparecerá em 2020

Por: Olhar / Digital
21/02/2020 - 21:34:11

Por: Luiz Nogueira
Editado por Fabiana Rolfini

Veja também os nomes curiosos do satélite natural em cada mês

A Lua, assim como qualquer tema relacionado ao espaço, sempre desperta curiosidade. E para quem curte observar o céu, prepare o binóculo pois a terceira Lua cheia deste ano se aproxima. O fenômeno, que acontece a cada 29,5 dias, mostra uma época em que o satélite natural é totalmente iluminado pelos raios do Sol. Para que seja possível a total visualização, a Terra deve estar diretamente alinhada entre o Sol e a Lua.

Para te ajudar a saber quando é o melhor momento para vislumbrar esses fenômenos, listamos todas as Luas cheias que acontecem ao longo de 2020, com seus respectivos nomes.

Vale lembrar que a denominação de cada uma das Luas foi criada pelos primeiros nativos americanos, que nomearam cada uma delas de acordo com alguma atividade ou evento importante para aquele local e não com base no calendário. Confira!

Março: Worm Moon (Lua de Minhoca)

Essa Lua ocorre em 9 de março e é a próxima superlua deste ano. O fenômeno faz com que ela seja 14% maior e 30% mais brilhante ao olho humano. Esse nome foi dado devido ao período em que as minhocas (worms) começam a aparecer e os pássaros fazem delas sua alimentação.

Abril: Pink Moon (Lua Rosa)

Essa é outra superlua, no entanto, ocorrendo em 8 de abril. Apesar do nome, ela não ficará rosa – o que pode decepcionar alguns. Ela recebe essa denominação por conta do surgimento das flores silvestres, que começam a aparecer na América do Norte no início da primavera.

Essa Lua é importante porque é usada para saber a data exata da Páscoa, pois ela acontece sempre no domingo seguinte a primeira Lua cheia após o equinócio de primavera.

Maio: Flower Moon (Lua de Flor)

A Lua, que acontece em 7 de maio, representa o início do período de colheitas e do aparecimento de flores coloridas nos campos.

Junho: Strawberry Moon (Lua de Morango)

O nome, bastante sugestivo, marca o início da estação de colheita de morangos. Por conta de um fenômeno chamado eclipse lunar penumbral, pessoas da Europa, Ásia, Austráli e África podem ver a superfície da Lua um pouco mais escura no dia 5 de junho.

Julho: Thunder Moon (Lua do Trovão)

A Lua foi nomeada devido às tempestades de verão ocorridas neste período. Este ano, a Lua cheia de julho acontece no dia 5. Assim como no mês anterior, o fenômeno de eclipse lunar penumbral também deve ocorrer.

Agosto: Sturgeon Moon (Lua do Esturjão)

As tribos na América do Norte geralmente capturavam o esturjão, uma espécie de peixe, por volta dessa época. O evento ocorre em 3 de agosto.

Setembro e outubro: Lua de Milho e Lua da Colheita (Full Corn Moon, Harvest Moon)

Em setembro a maioria dos agricultores colhe tudo o que foi produzido ao longo do ano, por isso o nome Lua de Milho. No começo de outubro, é a Lua da Colheita que aparece no céu. Esse nome também está relacionado ao período de colheita dos agricultores. As Luas aparecem, respectivamente, em 2 de setembro e 1 de outubro.

Outubro: Hunter’s Moon (Lua do Caçador)

Enquanto as pessoas se preparam para enfrentar os períodos frios, a Hunter's Moon representa o melhor momento para a caça e a estocagem de comida para o inverno, pelo menos era isso que as tribos faziam. Em 2020, a Hunter’s Moon será uma lua azul, que denomina o aparecimento de uma segunda Lua Cheia em um mesmo mês. Poderemos vê-la no céu em 31 de outubro.

Novembro: Beaver Moon (Lua do Castor)

Como continuação da preparação para o inverno, novembro é o período quando os castores começam a construir barragens para se proteger. Também pode ser chamada de Lua de Gelo, por conta das geadas que ocorrem no período. Ela aparece em 30 de novembro.

Dezembro: Cold Moon (Lua Fria)

Surge em 30 de dezembro e recebeu esse nome pois representa os períodos longos, frios e escuros do inverno.

Via: Telegraph

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp