Dono de ferro velho recupera cadeiras de rodas enferrujadas e doa para deficientes carentes

Por: Razões / para acreditar
13/02/2020 - 18:01:04

Apesar de ser um equipamento relativamente simples e absolutamente essencial para a autonomia e mobilidade de pessoas com deficiência, as cadeiras de rodas não são baratas. Uma família com dificuldades financeiras que necessita do equipamento precisa batalhar muito para consegui-lo.

No município de Conselheiro Lafaiete, no interior de Minas Gerais, pessoas com deficiência e usuários temporários da cadeira contam com o apoio de um grande aliado nesta batalha.

Verotides Jorge Teixeira, o ‘Tide’, dono de um ferro velho da cidade, auxilia essas pessoas comprando cadeiras de rodas usadas, que ele reforma e doa para usuários que não têm condições de adquiri-las com recursos próprios.

Tide também auxilia essas pessoas de outras formas. “Compro sucata e latinhas dentro de Lafaiete e também nas localidades rurais. Hoje em dia está até mais fácil pra trabalhar, pois ganho muito material. Agora mesmo estou com um estoque de tinta, graças ao pedido que minha irmã fez na internet. Trabalho a semana inteira no meu ferro velho e faço este serviço aos fins de semana; quando pinto uma cadeira, leva três, quatro dias pra secar. Os vídeos que a gente divulga na internet é pra chamar a atenção, por exemplo, de alguma empresa que se interesse em colaborar”, conta.

Tide faz o trabalho solidário ao lado da filha e da irmã, Janaína. Eles começaram tal iniciativa muito antes de ganharem qualquer visibilidade nas redes sociais: “Antes de começar a fazer esses vídeos, eu comprava cadeiras que não serviam mais nas sucatas, por 20, 50 reais, e recuperava. Hoje em dia a gente ganha; agora mesmo fui buscar duas cadeiras sem condições de uso. Elas chegam em estado precário e toda a reforma corre por minha conta. Desmonto ela toda, troco os rolamentos, passo graxa e mando fazer os forros em um tapeceiro nosso conhecido”.

Simplesmente fazer o bem

O proprietário do ferro velho afirma faz o trabalho solidário por amor, sem qualquer outra pretensão. Sua única preocupação é proporcionar um mínimo de mobilidade a quem enfrenta tantos obstáculos na luta diária para exercer o legítimo direito de ir e vir.

“Levo uma vida comum, igual à de qualquer pessoa lutadora. Sempre que doo uma cadeira, a recompensa que ganho é a alegria estampada no rosto de quem a recebe; não existe coisa mais gostosa e bonita de se ver. Só queria que as pessoas se dispusessem a doar mais, pois existe muita gente precisando. O pouquinho que posso, estou fazendo; imagina se outras pessoas também fizessem o seu pouquinho, a diferença que isso faria! O mundo ficaria muito melhor”, ponderou.

Doações de cadeiras de rodas

Aqueles que possuem uma cadeira de rodas inutilizada em casa pode doá-la para Tide. Você pode contatá-lo através do telefone (31) 99654-1990. Em seu trabalho solidário, Verotides também recebe peças, engrenagens e estofados que ele próprio retifica para a reforma das cadeiras de rodas.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Fato Real/Fotos: Reprodução

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp