Veterinário explica erros cometidos por garota mordida no rosto por cão

Por: Estado de Minas
24/01/2020 - 05:29:39

Imagens de um pastor-alemão mordendo o rosto de uma adolescente argentina viralizaram na internet dias atrás. Veterinário esclarece motivações do ataque e mostra como evitar situações assim

Por: Maria Baqui*

As fotos rodaram o mundo todo graças à velocidade das redes sociais. A argentina Lara Sanson, 16 anos, posa para a câmera abraçando o pastor-alemão de um amigo. A sequência das imagens mostra, então, o animal mordendo o rosto da adolescente e, depois, as consequências: vários pontos na bochecha, no supercílio e no canto da boca. 
 
Ao postar as fotos no Twitter, na semana passada, a adolescente disse que não culpava o animal, pois, em sua opinião, ele só havia reagido daquela maneira porque se "sentiu invadido". Ela está certa?
 
Em parte, sim. Mas a explicação mais provável e mais precisa, segundo o médico veterinário Paulo César Tannus, é que o animal tenha se sentido ameaçado. Segundo o especialista, o cachorro pode ter interpretado o ato de ser apertado como um sinal de perigo para ele.
 
Tannus explica que a jovem argentina agiu de duas formas que é bom evitar com cachorros que não se conhece muito bem — caso de Lara, que estava perto do pastor-alemão de um amigo. Em primeiro lugar, aproximou-se muito do focinho do animal; e, em segundo, fez com que o cão se sentisse preso. Essa segunda ação, diz o veterinário, deve ser evitada "principalmente quando o bicho está no próprio território".
 
Tutor deve repreender ataques

Ainda de acordo com ele, a maneira como o cão foi educado influencia diretamente em como ele reage a situações de alerta. Porém, caso o pet reaja de forma agressiva a um "carinho exacerbado", o tutor deve "repreendê-lo no momento do acontecimento", para que o caso não se repita. É aconselhado que o animal seja punido de alguma forma, por exemplo, deixando de receber um petisco.
 
Outra dica importante: quando houver ferimento causado por mordida de um cachorro, é indicado que a vítima vá ao hospital imediatamente, para tomar as vacinas antirrábica e antitetânica. Além disso, o animal deve ser observado por 40 dias após o incidente.
 
*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende
 
PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp