PRM-Eunápolis promove palestra no Dia do Meio Ambiente

Por: Ascom / AGOTA
11/06/2019 - 05:57:27
No dia Nacional do Meio Ambiente (05 de junho) uma palestra realizada na PRM-Eunápolis proporcionou a servidores e colaboradores informações importantes sobre a conscientização ambiental e sobre a atuação da Associação Gota de Óleo (AGO), que tem realizado um trabalho relevante de reciclagem de lixo na cidade de Eunápolis/BA e de combate ao trabalho infantil.  
 
O vice-presidente da AGO José Carlos Dias dos Santos Filho foi convidado pelas servidoras Alessandra Lima, representante da Comissão Qualidade de Vida no Trabalho na PRM-Eunápolis, e Scheyla Oliveira, representante da Comissão Sócio Ambiental, para apresentar o trabalho realizado pela Associação e discorrer sobre o tema Educação Ambiental. Na oportunidade, José mostrou como o engajamento e a atuação de cada cidadão são necessários para amenizar e reverter prejuízos causados pelo homem ao meio ambiente, como também os benefícios que podem ser gerados à sociedade pelo comprometimento de cada indivíduo com essa causa. No caso do MPF, servidores já vinham divulgando o projeto da Associação e sugerindo a todos que trabalham na Procuradoria em Eunápolis a coleta seletiva de materiais que viriam a ser descartados, para que fossem reciclados pela Associação. O resultado foi a doação de uma boa quantidade de material, o que ocorreu em duas ocasiões no decorrer de quase três meses de parceria.
 
A associação iniciou o seu trabalho em 2016, com um projeto de reaproveitamento do óleo de cozinha, fazendo a reciclagem para a produção de sabão. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, cada litro de óleo descartado de forma incorreta contamina 1 milhão de litros de água. Em restaurantes, por exemplo, onde a quantidade de óleo utilizada é muito grande, a Associação fornece recipientes para o descarte consciente, mas nas residências nem sempre isso é feito, “por isso é importante a divulgação desse projeto, pois não se vê falar muito nas cidades sobre coleta seletiva de lixo”, enfatiza Alessandra. Além do óleo, a Associação também realiza outros tipos de reciclagem, como a de garrafas pet que são transformadas em vassouras.
 
 
Como representante da Comissão Sócio Ambiental em Eunápolis, a servidora Scheyla também tratou de alguns temas relacionados à atuação do MPF no âmbito do meio ambiente - como um dos pontos importantes da missão Constitucional do Órgão-, ressaltando o papel da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (Meio Ambiente e Patrimônio Cultural), além de apresentar dois vídeos que mostram ações do MPF na linha de atuação ambiental e de abordar alguns casos específicos em que a Procuradoria da República em Eunápolis interveio em benefício da proteção ao meio ambiente. Ao final foram distribuídas a todos mudas da planta Ora-pro-nóbis, confeccionadas pela colaboradora Kaline Lima, em homenagem ao Dia Nacional do Meio Ambiente.

 
PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2019 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Brito Santos Comunicações e Publicidades Ltda.
Fones: (73) 9 9111-2313 / (73) 9 8158 2860