Secretaria de Saúde quer vencer luta contra poliomielite

Por: NossaCara.com
19/08/2006 - 06:48:00

Começa neste mês a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em Porto Seguro. A primeira etapa aconteceu no mês de junho e a segunda ocorre de 21 de agosto a 01 de setembro, sendo que o dia "D", data oficial de abertura da campanha, será o dia 25 de agosto. Neste segundo momento, a Secretaria pretende vacinar 18.801 crianças, na faixa etária entre zero e cinco anos incompletos, com a vacina oral Sabin. A meta considerada satisfatória, desde 2001, para manter o país livre da doença é atingir 95% das crianças em cada cidade. No caso de Porto Seguro o número de crianças vacinadas teria de ser de 17.860.

Na primeira etapa da campanha, Porto Seguro vacinou apenas 75%, o que equivale à cerca de 13 mil crianças, por isto, novas estratégias estão sendo traçadas para que no mês de agosto o resultado seja diferente. A Secretaria estará trabalhado na maior divulgação da campanha em meios de comunicação de forma a incentivar o comparecimento das crianças nos postos de vacinação. Além da vacinação contra a poliomielite, intensifica-se a oferta de outras vacinas, seguindo o calendário vacinal do Ministério da Saúde. Atualizando, assim, os cartões de vacinas e contribuindo para uma melhor cobertura vacinal do município.

No ano de 2005, na primeira etapa da campanha, foram vacinadas 12.830 crianças, o que representa 75,5%. Já na segunda etapa os números foram melhores, 14.867 crianças foram vacinadas, chegando aos 87,5%. No ano de 2006, até o momento foram registrados, em todo o mundo, 699 casos de poliomielite, o que demonstra a importância da campanha e da adesão da comunidade. As informações foram apresentadas durante uma entrevista coletiva para a imprensa, que aconteceu no dia 16 de agosto, no prédio da Farmácia popular, com a presença do secretário de Saúde, Eudes Faria.


Divulgação

Para esta segunda etapa, a equipe responsável pela vacinação no município criou novas formas para apresentar a campanha para a comunidade. Dentre as ações estão a parceria com a iniciativa privada, que apoiará financeiramente a campanha, que contará com cartazes, outdoors, anúncios em jornais e rádios; realização de uma carreata no dia "D"; distribuição de camisetas e bonés para as equipes de vacinação e a participação do cantor Elias Wagner, vítima da paralisia infantil, que estará presente nos postos de vacinação e divulgando a campanha. O artista falará da sua experiência pessoal, contando que por não ter tomado as "gotinhas", acabou contraindo a doença, que o deixou paralítico.

Além disto, durante a campanha, as crianças que forem a um dos 27 postos de saúde fixos ou a um dos 33 postos volantes, receberão orientação odontológica. "Será realizada uma campanha de escovação, trabalhando a responsabilidade social do município. Uma equipe formada por dentistas distribuirá escovas de dente e fará também um trabalho de orientação", declarou a responsável pela Campanha e chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Cristiane Baltazar, que fez questão de ressaltar, ainda, que a vacina não tem contra-indicações e pode ser tomada por todas as crianças de zero a cinco anos.

Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Porto Seguro
Texto:  Camila Knack

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2026 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp