.gif)
Por: Teoney Guerra
Um otimismo sem euforia. É assim que os comerciantes estão aguardando as vendas de fim-de-ano em Eunápolis. Em se confirmando essa expectativa, as vendas do Natal serão a cereja no bolo das vendas de 2017, que, até o mês passado, foram bem acima do que as do ano anterior.
Há expectativa de vendas até superiores a 20% e 30% com relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com alguns gerentes de lojas. Outros, porem, não têm tanto otimismo, mas creem em vendas “expressivas”. Gerentes de lojas e lojistas demonstraram, de forma unânime, estarem satisfeitos com do movimento e faturamento até agora, e confiam em vendas ainda melhores neste que é o principal período para o comércio.
Como resultado dessa boa expectativa, os lojistas reforçaram os estoques e abriram novas vagas de trabalho, que já estão sendo preenchidas. É o caso da loja Mercadão Casa, que já contratou 4 atendentes que estão sendo treinadas e, nos próximos dias começarão a fazr o atendimento.
Outros estabelecimentos comerciais estão ainda no processo seletivo, como a Supermoda, que vai contatar 6 novas funcionárias temporárias. "Esperamos um movimento muito bom nesse final-de-ano; bem emlhor do que no ano passado", disse a propretária da loja, Silvana Maria de Souza.
De quase duas dezenas de lojas onde a reportagem esteve, somente as grandes lojas, como a Ricardo Eletro, a Simonassi e as Lojas Bahia não vão fazer contratações temporárias. Política das empresas. Porém, no decorrer do ano, pelo menos uma delas admitiu novos empregados.
O Black Friday, que será realizado no dia 24 próximo, deve abrir, na última semana deste mês, o boom das vendas de fim-de-ano, como vem ocorrendo nos últimos anos.