.gif)
Por: Bento Quinto
O deputado estadual Robério Oliveira (PSD), foi recebido na manhã de ontem, (23), por lideranças do PC do B local e por dirigentes de associações de assentamentos e acampamentos da FETAG, do Município de Eunápolis. Encontro foi na avenida Norte Sul, centro da Cidade e, na oportunidade, discursaram Tico Lisboa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR); o ex-vereador Júnior Bahia (PC do B); o candidato pelo partido a uma vaga na Câmara municipal, Porrola; e, a presidente da sigla, Maria Socorro Galdino.
Atento ao apelo de todos, Robério garantiu em seu discurso manter o compromisso de ser sensível às vozes de setores da sociedade nem sempre lembrados, como é o caso da zona rural de Eunápolis, onde vem sendo próspera a Agricultura Familiar. O encontro deu a noção de forças sociais que querem mudanças na visão política municipal, no sentido de efetivamente ser inclusiva, ou, do contrário, tornar-se-ia um equívoco cujo efeito seria a desconstrução com diminuição de forças num cenário onde se propõe a solidez de propósitos que garantam 100% de benefícios gerais a partir da união.
Ficou claro que sem ouvir os movimentos sociais rurais qualquer proposta de governo municipal nesse cenário da sucessão, tornar-se-ia “capenga” ou simplesmente aleijado. Afinal, hoje na zona rural de Eunápolis não há crise. A nossa gente não para de produzir diversificada oferta de alimentos que abastecem feiras livres, merenda escolar, supermercados e verdurões e alguns projetos sociais. Sem compromisso com essa área o Município pagaria o preço na forma de atraso social e econômico, também com grande prejuízo político. Assim nos ensina a História enquanto ciência do homem no tempo e no espaço.