Superação: ciclistas fazem rota Teixeira/Porto Seguro no 3º Desafio Rota do Descobrimento

Por: SulbahiaNews
13/02/2023 - 16:58:20

O 3º Desafio Rota do Descobrimento, com rota Teixeira de Freitas/ Porto Seguro, ocorreu entre os dias 9 e 11 de fevereiro, no extremo sul baiano.

O passeio foi realizado por Fábio Oliveira junto a Dj Bicicletas, além de parceiros envolvidos com o pedal. O evento contou com 10 participantes, sendo nove ciclistas e uma pessoa no apoio.

O pedal teve início  às 22 horas do dia 9, saindo da Dj Bicicletas seguindo pela rodovia BA-290, passando pelas cidades de Alcobaça e Prado, onde começou o percurso em trilhas, seguindo por todo litoral.

Em Cumuruxatiba, os ciclistas pedalaram às margens da praia, seguindo até Corumbau, finalizando ao meio dia do dia 10 a primeira etapa, com uma parada de descanso.

No início da manhã do dia 11, o grupo voltou para a trilha, seguindo para Ponta de Corumbau, fazendo a travessia em canoas indígenas para Aldeia de Barra Velha. De lá, o grupo fez o percurso pelo povoado de Caraíva, Praia do Espelho, Trancoso e Arraial D’ajuda, finalizando o trajeto de 250km no Centro de Porto Seguro.

 

Todo percurso teve aproximadamente 95 km em asfalto, 110 km em estradas vicinais e 45 km entre praias e matas.

O Desafio Rota do Descobrimento é um projeto idealizado pelo ciclista Fábio de Oliveira, em 2019. Segundo ele, a ideia do projeto surgiu por meio da curiosidade, após ele ter conhecido a Rota do Descobrimento em um site de notícias da região.

A partir daí, o ciclista reuniu alguns amigos com objetivo de fazer o percurso, mas acabou não dando certo devido a pandemia. Já em dezembro de 2020, ele juntamente com a Dj Bicicletas, colocou o projeto em ação realizando o 1º passeio com seis ciclistas e um apoio.

“Nesta terceira edição tivemos um número menor de pessoas que a segunda, mas o passeio foi um sucesso. O desafio foi uma aventura maravilhosa, durante todo passeio conhecemos vários locais turísticos, uma natureza deslumbrante e culturas diferentes do nosso cotidiano”, destacou Fábio.

Para Janaina Siqueira, o passeio foi emocionante, um momento de superação de limites físicos, psicológicos e emocional, onde todos participaram com muita determinação e foco. “só quem participou sabe o quanto é maravilhoso e como é gratificante estar em contato direto com a natureza e ao mesmo tempo fazendo o que ama, que é pedalar”, comentou.

“Neste momento, não havia níveis de giro nem competição, existia sim parceiros e incentivadores em cada km rodado, saímos de nossas casas cheios de expectativas e preocupação com a previsão do tempo e se algum colega não conseguisse concluir o trajeto, mas todos concluíram  com muito esforço e perspectivas sem nenhum imprevisto pelo caminho. Seguimos viagem com as bênçãos divinas e a certeza de uma parceria firmada entre os amigos que compraram esse sonho”, finalizou Fábio.

Para Maria D’ajuda, proprietária da DJ Bicicletas, o evento não foi apenas um passeio, mas também, um momento de descontração e socialização entre os ciclistas que participaram. Segundo ela, o desafio fará com que todos possam conhecer a si mesmo, descobrir seu potencial para um pedal longo e sua empatia na convivência em grupo. “Este desafio foi muito importante para todos que participaram! Começamos a nos preparar desde junho de 2022, para sairmos em dezembro, mas com o grande volume de chuvas que tivemos em nossa região o passeio foi adiado por duas vezes e agora realizamos a 3º edição com muita garra e gratidão”, disse.

“O projeto está acontecendo muito bem, graças a Deus, tudo ocorreu como esperávamos, sem nenhum impedimento que pudesse atrasar o passeio ou até mesmo impedir que seguíssemos em frente em todas as edições”. D’ajuda destacou ainda, que o grupo estuda uma forma de realizar o passeio duas vezes ao ano, ao invés de apenas uma edição anual, como já acontece.

Ainda segundo D’ajuda, a Dj Bicicletas sempre esteve apoiando projetos e programas voltados para o incentivo ao esporte, contribuindo e fomentando a promoção da saúde, resgatando assim, hábitos saudáveis e melhor qualidade de vida.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp